A atuação conjunta e coordenada dos órgãos que integram o Sistema de segurança estadual com outras instituições, como é o caso dos órgãos do Poder Judiciário, visa reforçar as estratégias em eventos pontuais e que aglomeram pessoas, como as eleições municipais.
A 22ª Companhia Independente de Polícia Militar (22ª CIPM), pertencente à circunscrição do Comando de Policiamento XII (CPR XII), ciente dessa necessidade, realizou palestra ao efetivo, voltada para o pleito municipal, objetivando elucidar pontos que podem gerar qualquer conflito durante as eleições, para que os agentes atuem com técnica e legalidade, garantindo a segurança e o livre exercício do voto.
O promotor de justiça de Portel foi o responsável pela abordagem do tema no evento, que ocorreu na sexta-feira (4), no município, e contou com a presença do efetivo da 22ª Companhia. Na ocasiao, a legislação eleitoral foi abordada de forma objetiva, citando-se exemplos de como proceder frente às situações envolvendo, principalmente, crimes eleitorais.
O comandante da 22ª CIPM, Capitão Gilkedson, avaliou de forma positiva a palestra, considerando que os esclarecimentos acerca da legislação eleitoral são de suma importância para o policial militar atuar antes, durante após o pleito, pois há interesses em conflito, o que pode gerar desinteligências. Ao intervir, o policial militar deve estar apto a passar as orientações adequadas ao envolvidos.