A Polícia Militar atua em todo o território paraense combatendo diferentes tipos de ilícitos penais, daí a necessidade de realizar um processo contínuo de capacitação para todos os seus agentes para que estejam preparados para atuar de acordo com a especificidade apresentada em cada situação. Uma das situações que mais exige preparo especializado dos agentes são as tipificadas na lei Maria da Penha, por envolver conflitos entre pessoas do mesmo núcleo familiar. Este tipo de ocorrência exige que o militar proceda de forma mais humanizada, principalmente fazendo com que as vítimas se sintam acolhidas pela equipe, que na maioria dos casos é a primeira representante do estado a comparecer no local.
As situações envolvendo violência doméstica ocorrem entre todas as classes sociais, seja na capital ou no interior do estado, neste segundo caso, a grandes distâncias entre uma localidade e outra também representa um obstáculo para a atuação das autoridades. Um caso que exemplifica esse tipo de situação ocorreu na manhã da última sexta-feira (04), quando militares do 46º Batalhão da Polícia Militar (46º BPM), que atuam no município de Novo Progresso, na região sudoeste paraense, tomaram conhecimento, por meio de denúncias anônimas, de uma suposta briga entre um casal na vila Isol. As equipes se deslocaram até a localidade para averiguar o fato e constataram que a vítima havia sido agredida pelo seu companheiro.
A mulher também informou que o suspeito havia danificado seu aparelho celular e efetuado disparos utilizando duas armas de fogo. Um revólver calibre .38 e uma carabina do mesmo calibre foram entregues aos policiais pela vítima, contudo o agressor não se encontrava na residência. Após rondas na região, o homem foi localizado em um bar e chegou a resistir a abordagem policial, porém foi detido com a necessidade do uso de algemas.
O suspeito, os armamentos e os demais familiares envolvidos na ocorrência foram conduzidos para a delegacia de Polícia Civil de Novo Progresso, onde o fato foi apresentado para a autoridade policial de plantão.