O tráfico de entorpecentes é uma atividade criminosa que está diretamente ligada ao cometimento de outros atos ilícitos, como por exemplo, furtos, roubos, homicídios, entre outras condutas nocivas ao convívio em sociedade. Para coibir a ação de traficantes, tanto nos grandes centros urbanos quanto nas áreas rurais, a PM tem, por meio de diversas operações, reforçado a presença policial nas ruas e intensificado as abordagens a veículos e pessoas, com intuito de impedir a comercialização dos entorpecentes.
Durante uma abordagem realizada na noite deste sábado (05), em uma região conhecida pela intensa movimentação de traficantes e usuários de drogas, militares da 20ª Companhia Independente da Polícia Militar (20ª CIPM), unidade subordinada, ao Comando de Policiamento Regional XI (CPR XI), prenderam um homem e apreenderam entorpecentes. A ação ocorreu no município de Muaná, na região do Marajó.
Os militares realizavam rondas quando perceberam que um homem correu ao notar a aproximação da equipe, contudo ele foi alcançado e durante a revista pessoal foram encontrados quatro porções de oxi. Ao ser questionado sobre a origem do material, o suspeito informou ter recebido a droga de outro homem em uma residência localizada próximo ao local da abordagem. Ao se aproximarem do endereço indicado, o denunciado, que se encontrava na residência, correu para uma área de mata efetuando disparos de arma de fogo contra os agentes, que revidaram, contudo o suspeito conseguiu fugir.
Durante as buscas no local, foram encontradas 13 porções de substância análoga a oxi, totalizando aproximadamente, 419 gramas. O homem detido foi conduzido para delegacia de Polícia Civil de Muaná, juntamente com um aparelho celular e o material entorpecente apreendido, para a realização dos procedimentos cabíveis.