O comando da Polícia Militar do estado do Pará, por meio do comando de Policiamento Regional I (CPR I), responsável pelo policiamento na região oeste do Estado, tem orientado as unidades de sua área de circunscrição a intensificar o combate ao tráfico de drogas, principalmente com abordagens a embarcações que transitam pelos rios da região. Além disso, O CPR I também investe em ações de inteligência para identificar as embarcações e os responsáveis pelo transporte do entorpecente.
Após um levantamento detalhado realizado pelo setor de inteligência do CPR I, a unidade identificou uma embarcação que estaria transportando entorpecente da cidade de Manaus para o território paraense, identificando também os responsáveis pelo transporte. Segundo as informações obtidas, o entorpecente seria entregue na madrugada desta segunda-feira (07), para duas pessoas que iriam receber a droga no porto DR, localizado no município de Santarém.
Imediatamente, equipes do 3º batalhão da Polícia Militar (3º BPM) organizaram uma operação para verificar a veracidade dos fatos. Foi realizado um cerco e os agentes conseguiram visualizar o momento em que dois homens receberam o entorpecente e deixaram a área portuária em dois veículos. Os automóveis foram abordados e durante a revista veicular, os agentes encontraram 78 tabletes de entorpecentes, pesando aproximadamente 80kg de maconha. no Segundo carro foi encontrado mais entorpecentes e uma balança de precisão.
Três homens, incluindo o responsável pelo transporte da droga de Manaus para Santarém, foram detidos e encaminhados para a delegacia de Polícia Civil, onde foram autuados pelo crime de tráfico de drogas.