A Polícia Militar participou da entrevista coletiva organizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), para apresentar para os órgãos de comunicação o planejamento desenvolvido no âmbito da “Operação Círio 2024".
Coordenada pela Segup para garantir a segurança dos romeiros durantes as procissões que integram a quadra nazarena, a operação contará com agentes de todos os órgãos que integram a segurança pública estadual.
A coletiva, que foi presidida pelo titular da Segup, Ualame Machado, ocorreu na tarde desta quarta-feira (9), na sede do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), em Belém e, além da Polícia Militar, também contou com a participação de representantes da Polícia Civil, Detran, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Penal e Polícia Científica.
As ações desenvolvidas pela Polícia Militar, sob o planejamento e coordenação do DGO, serão realizadas durante todo o período das festividades em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré, em todos os municípios da Região Metropolitana de Belém. O principal objetivo é, com ações ostensivas, preventivas e repressivas, promover a segurança pública, por meio do policiamento ostensivo geral nos locais que sofram os efeitos diretos e indiretos na dinâmica social por ocasião das romarias nazarenas, com emprego de tropa das diversas Unidades, na Região Metropolitana de Belém e interior.
O Coronel Dilson Júnior explica que a PM vai utilizar um grande efetivo, que atuará para garantir o andamento tranquilo da festividade. “A Polícia Militar estará presente em todos os eventos da quadra nazarena, incluindo os dois eventos principais, a trasladação e o Círio de Nazaré. Serão mais de 600 policiais militares envolvidos diretamente na Operação. Serão mais de 650 veículos quatro rodas e mais de 600 motocicletas. O policiamento permanecerá atuante até o final da operação, no encerramento da festividade Nazarena, marcado pela procissão do Recírio”.