Visando proporcionar à família militar católica a oportunidade de manifestação de fé e o culto de devoção à padroeira dos paraenses, agregando e promovendo a integração religiosa e a confraternização, por ocasião da festividade do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, entre os policiais militares e familiares, a Polícia Militar, por meio da Capelania, realizou, nesta quinta-feira (10), a 42ª edição do Círio da PM, em Belém.
A programação foi presidida pelo Comandante-Geral, Coronel Dilson Júnior, e teve início por volta das 8h, com a celebração da Santa Missa no Santuário de Fátima. No local, dezenas de militares, voluntários civis e familiares realizaram preces e louvores em agradecimento pelas bênçãos recebidas. Além disso, os participantes do evento religioso puderam ouvir a ministração da palavra de Deus, proclamada pelo padre Ednaldo. “A Polícia Militar tem como lema servir e proteger. E nós, cristãos, precisamos exercer a tarefa de servir ao próximo todos os dias”, frisou o líder religioso.
Após o término da missa, os presentes realizaram procissão a pé, saindo da igreja Santuário de Fátima, percorrendo a avenida Duque de Caxias até a travessa Enéas Pinheiro, onde está sediado o Batalhão de Policiamento Escolar (BPOE). Durante o trajeto, Nossa Senhora recebeu homenagens de lojistas e acenos de pessoas que passavam pelo local a pé ou em veículos.
Por volta das 10h foi realizada uma procissão motorizada, com viaturas e motos da PMPA seguindo pelo elevado Carlos Marighela, avenida Almirante Barroso, Entroncamento, rodovia Augusto Montenegro, até o Quartel do Comando Geral, onde a Imagem Peregrina foi recebida por uma guarda de honra formada por militares do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças. O evento religioso foi encerrado no auditório do QCG, onde os presentes receberam a benção final.
O Círio da Polícia Militar faz parte da programação oficial das festividades do Círio de Nazaré e é tradicionalmente realizado na semana principal da quadra nazarena. O momento é de demonstração de fé e gratidão pela proteção diária aos militares e familiares.