Para otimizar o combate a ações criminosas, principalmente ao transporte e comercialização de entorpecentes, em todo o estado, a PM desenvolve diversas parcerias com objetivo de obter informações que colaborem com o planejamento operacional com o objetivo de mitigar o crime e desarticular grupos criminosos. Essa colaboração da comunidade pode ser desenvolvida tanto com instituições públicas e privadas quanto com a sociedade civil organizada e até com cidadãos comuns.
Uma das iniciativas que têm apresentado resultados positivos é a orientação do comando da PM, contido no plano estratégico para que as informações repassadas pela comunidade sejam imediatamente verificadas. Um exemplo da efetividade desta ação ocorreu na tarde da última quarta-feira (09), quando militares do 37º Batalhão da Polícia Militar (37º BPM), unidade vinculada ao Comando de Policiamento da Capital I (CPC I) e que atua no bairro da Terra Firme, em Belém, apreenderam drogas e prenderam dois homens suspeitos de comercializar entorpecentes no bairro.
Os militares realizavam rondas quando um morador do conjunto Liberdade II, que preferiu não se identificar, informou que dois homens estariam vendendo drogas em uma das vias do conjunto. Os agentes solicitaram apoio de outras equipes para realizar um cerco na área indicada na denúncia. Ao chegar no local os suspeitos foram identificados e tentaram fugir contudo foram abordados e durante a revista pessoal foram encontrados 60 papelotes de cocaína. Algumas pessoas tentaram evitar que os militares efetuassem a prisão dos suspeitos, porém equipes do CME conseguiram dispersar o grupo com uso de Instrumentos de Menor Potencial Ofensivo (IMPO).
Durante a apresentação do entorpecente e dos suspeitos, que foi realizada na Divisão de Homicídios da Polícia Civil, foi constatado que um dos detidos estava foragido do sistema penitenciário e com um mandado de prisão em aberto. Ele ainda informou aos agentes que havia participado de um triplo homicídio ocorrido no município de Marituba, no último dia 07.