O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) é um projeto que foi criado a partir das ideias desenvolvidas pelo pograma Drug Abuse Resistance Education (D.A.R.E), instituído em escolas americanas por volta dos anos 80. O principal fundamento era promover o enfrentamento direto ao abuso de drogas e a criminalidade proveniente dessa ocorrência social. Por conseguinte, foram implementadas medidas educacionais, promovidas por autoridades, com o intuito de erradicar os males decorrentes do uso de drogas.
No Estado do Pará, o Proerd iniciou no ano de 2003 e, neste ano de 2024, completa 21 anos de criação. Constituído pela Polícia Militar, o programa já formou mais de 400 mil crianças em todo o território paraense e conta com ações em diversas escolas do Estado. Na manhã da última quinta-feira (10), militares do proerd que atuam no 25º Batalhão de Polícia Militar (25º BPM) realizaram atividades educacionais alusivas às comemorações do crianças.
A ação aconteceu no centro educacional Lápis na Mão, localizado na Avenida 16 de novembro, no bairro do Chapéu Virado. Os alunos e professores participaram de palestras sobre a atividade policial seguido de atividades recreativas e educacionais que incentivam as interações sociais entre as crianças.