PM reforça policiamento durante a Trasladação

0202cgmcxfcbv

Considerada a segunda maior procissão das festividades nazarenas, a Trasladação reuniu milhares de pessoas nas ruas de Belém na noite deste sábado (12). Para garantir a segurança e a tranquilidade dos fieis durante a romaria, a Polícia Militar Militar, por meio do Departamento Geral de Operações (DGO), organizou um esquema de policiamento que envolve um grande número de policiais militares. A PM atuou integrada aos demais órgãos de segurança que também participam da operação “Círio 2024". Coordenada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup).

Para assegurar a efetividade da ação e garantir a quantidade suficiente de agentes, A PM convocou o reforço de militares do Quartel do Comando Geral (QCG), do Comando de Policiamento da Capital I (CPC I), Comando de Policiamento da Capital II (CPC II), Comando de Policiamento da Região Metropolitana (CPRM), Comando de Missões Especiais (CME), Comando de Policiamento Especializado (CPE) e do Comando de Policiamento Ambiental (CPA).

Ao longo da procissão, que teve início no colégio Gentil Bittencourt, finalizando na Catedral da Sé, passando pelas avenidas Nazaré, Presidente Vargas e Portugal, o policiamento fixo a pé foi empenhado em meio ao público, nas transversais, nas ruas próximas ao trajeto da romaria, nas plataformas de observação montadas ao longo do percurso, e também no atrelamento e preservação da corda. Policiais também atuaram no motopatrulhamento e nas rondas com viaturas quatro rodas, tudo para garantir a segurança dos romeiros e turistas. Vale lembrar que o policiamento ordinário na capital paraense não ficou prejudicado, já que boa parte dos policiais escalados cumpriu serviço extraordinário, atuando durante a folga.

feghsehgh348478rasladaçaoGDDDDDgcccfcmnbFoto: Renata Costa - CBPM

Para facilitar a distribuição dos agentes durante o percurso foram montados três pontos de concentração na delegacia Geral da Polícia Civil, na praça da República e na escadinha do Cais do Porto, na avenida Castilho França. A PM faz parte um grande esquema, montado pela Segup para evitar a ocorrência de ações delituosas durante a transladação. Além do efetivo policial, o planejamento também conta com monitoramento por câmeras, incluindo as bodycam acopladas ao uniforme dos militares e utilização do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC móvel).


“A PM está realizando um grande planejamento idealizado para a operação Círio 2024, estamos com mais de 300 agentes que irão percorrer todo percurso acompanhando a procissão. Além disso, também temos militares nas plataformas de observação e em todas as vias transversais realizando o fechamento das vias e organizando o trânsito. Aliado a isso também temos o videomonitoramento do CICC móvel, que possibilita acompanhar em tempo real imagens de todo o percurso”, explicou o coronel Marcelo, comandante do policiamento da Trasladação.

trashghsuhuh3576uvhfgfgf55657Foto: Renata Costa - CBPM

64557546757432365686fghghf

Fale conosco

Rod. Augusto Montenegro, Km 9, n° 8401, Bairro Parque Guajará/Dist. de Icoaraci – Belém/PA. CEP: 66821-000.

Sic- serviço de informação ao cidadão

  • Contato : (91) 98584-1522

  • Sic@pm.pa.gov.br

Secretarias e orgãos

Administração Interna

Please publish modules in offcanvas position.