Na segurança pública, a integração entre as forças policiais é um instrumento primordial para o fortalecimento da proteção de cada cidadão, colaborando, assim, para a paz social que todos almejam. No Pará, diariamente são desenvolvidas ações integradas entre os órgãos de segurança, robustecendo o combate a todos os tipos de crime.
Em virtude disso, no último sábado (12), militares do 77º Pelotão Destacado de Polícia Militar (77º PDPM), em uma ação conjunta com a Polícia Civil (PC), prenderam um casal por tráfico de drogas no município de Gurupá, situado na Ilha do Marajó. Na ação, foram apreendidas diversas substâncias ilícitas, dois celulares, um simulacro de arma de fogo e outros itens usados na comercialização das drogas.
No dia 07 de outubro, após duas adolescentes serem internadas em um hospital local por overdose, causada pelo uso exagerado de drogas, a PC iniciou investigações para elucidar o caso, onde foi descoberto, no município de Gurupá, a ocorrência de algumas festas “Rave”, em que o consumo de drogas sintéticas acontecia de forma liberada. Durante diligências, subsidiadas por informações de inteligência, foi localizada a residência de um casal, supostamente responsável pela comercialização dos ilícitos.
Ao ser feito o monitoramento dos suspeitos, os agentes observaram, durante uma madrugada, o intenso fluxo de pessoas no imóvel da dupla, sendo visualizada a compra e venda de entorpecentes. Diante disso, foi feita a aproximação da residência no momento em que o casal cometia o ato ilegal.
Foi dada voz de prisão aos dois. Durante a averiguação do local, os agentes encontraram um laboratório completo para a confecção de entorpecentes, sendo: 127 unidades de uma substância sintética, popularmente conhecida como “bala tigrinho”; 19 mudas, juntamente com dois invólucros e mais 25g da erva cannabis sativa, conhecida por maconha, além de diversos produtos químicos, tais como durateston, androlone, testosterona, dianabol, ezandorone, decaland, seringas e um miniforno.
Também foram localizados adubos diversos para o cultivo da maconha, cinco equipamentos eletrônicos usados para medição de água, solo, umidade e temperatura, dois pacotes de filtros slim 6mm, uma balança de precisão, sete mini ventiladores, duas lâmpadas de led, dois celulares e a quantia no valor de R$66,00.
Após o término da ocorrência, o casal, juntamente com todo o material apreendido, foi conduzido para a Delegacia de Polícia local, onde foram realizadas todas as medidas cabíveis, à luz da Lei de Drogas e Código Penal.