Para combater as ações criminosas, em todo o Estado paraense, a PM desenvolve diversas estratégias, a fim de promover a apreensão de armas ilegais e entorpecentes, além da desarticulação de grupos criminosos que praticam essas condutas criminosas, priorizando, assim, a ordem social e o bem comum.
Diante disso, na tarde do último sábado (12), no município de Itaituba, equipes da 1ª Companhia Independente de Missões Especiais (1º CIME) em conjunto com agentes da Polícia Civil, efetuaram a prisão de um trio por tráfico de entorpecentes, na região do bairro Floresta. Como resultado disso, foram apreendidos cerca de 5,5kg de entorpecentes e uma arma de fogo.
A ocorrência teve início após o recebimento de uma denúncia anônima, informando que havia um casal supostamente comercializando drogas na localidade. Diante do relato, a Polícia Civil solicitou apoio da PM para diligenciar até a área indicada, a fim de apurar a veracidade da informação.
No local, os agentes realizaram um monitoramento do perímetro, onde visualizaram alguns indivíduos entrando e saindo de uma residência com algo nas mãos. Logo em seguida, um casal com as mesmas características da denúncia saiu do imóvel e entrou em um carro branco. Os policiais acompanharam o veículo e, em um determinado ponto da via, ordenaram parada ao condutor, nas imediações da rodovia transamazônica.
Ao ser feita abordagem dos integrantes do automóvel, a mulher revelou que a casa de onde eles tinham acabado de sair funcionava como um ponto de tráfico, e que as drogas ficavam armazenadas na residência. O condutor ainda confessou que repassou uma quantidade expressiva de drogas a um dos indivíduos que estavam no imóvel. A fim de averiguar a informação, os agentes deslocaram até a residência, localizada na 2º Tv da floresta, entre 4º e 5º ruas, onde foi encontrado o indivíduo que recebeu, em tese, os entorpecentes.
Durante te uma busca pelo local, os agentes encontraram 4,967 kg de uma substância semelhante ao crack, 610g de outro material similar à maconha, um revólver cal. 38 desmuniciado e um carregador de pistola cal. 380 ACP, além de um aparelho celular e R$96,00.
Diante dos fatos, o trio, juntamente com o armamento e todos os entorpecentes apreendidos, foram apresentados na 19ª Seccional de Itaituba, onde foram realizados todos os trâmites legais referentes ao flagrante delito.