O Comando da Polícia Militar tem constantemente orientado as unidades operacionais da capital e interior do Estado a intensificarem a realização de ações que reforcem a visibilidade da presença policial nas ruas. Dessa forma, além de coibir a prática de ações delituosas, a Corporação também consegue oferecer uma resposta mais rápida e eficaz para as diversas demandas apresentadas pela sociedade paraense.
Partindo das diretrizes institucionais, o 9º Batalhão de Polícia Militar (9º BPM), unidade vinculada ao Comando de Policiamento Regional XII (CPR XII), intensificou as abordagens e as ações ostensivas no município de Breves, Ilha do Marajó. Durante uma averiguação, realizada na última segunda-feira (14), militares da unidade prenderam duas pessoas e apreenderam uma arma de fogo. A ação ocorreu nas Ruas Brasil Norte e Dico Dias, bairro Centro.
Os policiais realizavam rondas na arua Brasil Norte, quando foram informados sobre um roubo de celular, e que o suspeito seria um indivíduo reincidente na prática dessa modalidade de delito. Após diligências, o homem foi localizado e na abordagem tentou pegar a arma de um dos militares, sendo atingido na perna por um disparo. Ele confessou aos agentes que vendia os aparelhos que roubava/furtava para um traficante local, que morava nas imediações de onde ocorreu a abordagem, na Rua Dico Dias.
A guarnição deslocou até o endereço, onde encontrou o homem, que estava escondido em um dos cômodos da residencia. Ele atirou contra os militares, sendo atingido na troca de tiros. Uma arma de fogo calibre .22 foi apreendida na posse dele.
A dupla foi encaminhada para uma unidade de saúde local, onde receberam atendimento médico e permaneceram internados, sob escolta policial. A arma de fogo foi apresentada na Delegacia de Polícia do município, para a adoção das providências pertinentes.