A Polícia Militar do Pará promove ações preventivas e repressivas nos 144 municípios paraenses. As ações são desenvolvidas pelos agentes, que atuam ostensivamente e de forma estratégica para combater as problemáticas sociais referentes à criminalidade, entre as quais o tráfico de drogas, malefício social que prejudica a sociedade em amplos aspectos.
Nesse contexto, na quarta-feira (16), militares do 139º Posto Policial Destacado (139º PPD), Unidade vinculada ao 8º Batalhão de Polícia Militar (8º BPM), realizaram a prisão de dois homens suspeitos de tráfico de drogas na comunidade ribeirinha Rio Urubuquara, em Cachoeira do Ararí. Na ocasião, uma arma de fogo foi apreendida.
A prisão resultou de denúncias e boletins de ocorrência de ribeirinhos, onde relatavam que dois homens estariam armados, praticando furtos, traficando drogas, ameaçando e expulsando os moradores das residências. Para a averiguação dos fatos, uma guarnição do 139º PPD, em ação conjunta com uma equipe do Patrulhamento Rural, deslocaram até a comunidade e identificaram os dois suspeitos em frente a uma residência.
Com a aproximação dos agentes, eles tentaram evadir do local, porém, com agilidade, as equipes abordaram ambos. Durante a busca pessoal e no local, foram encontrados um rifle calibre .22 com cinco munições, uma porção de 40 gramas de substância análoga à maconha, uma balança de precisão e um motor de rabeta.
Os homens e os materiais apreendidos foram conduzidos para a Delegacia de Polícia Civil de Cachoeira do Ararí, onde os procedimentos pertinentes foram lavrados.