CPR XII recebe aeronave remotamente pilotada no Marajó Ocidental

Visando amplificar ainda mais as estratégias de policiamento preventivo e repressivo no Marajó Ocidental, a Polícia Militar destinou um drone (aeronave remotamente pilotada) ao Comando de Policiamento Regional XII (CPR XII), ferramenta que será empregada pela Agência de Inteligência da Unidade.

O equipamento, modelo Mavic 3 Classic, marca DJI, foi repassado na última terça-feira (15) à Seção de Inteligência do COINT e será utilizado, preferencialmente, no município de Breves para captura de vídeos e imagens em locais propensos à comercialização de entorpecentes e crimes em geral, bem como auxiliando na tomada de decisões dos gestores para a produção de planejamento operacional na região marajoara.

A decisão em reservar o equipamento tecnológico ao Núcleo de Inteligência do CPR XII deve-se à qualificação técnica adquirida por oficiais e praças do setor nos últimos anos. “Em 2023 três policiais, sendo um oficial e duas praças concluíram o I Estágio de Inteligência Policial. Em abril deste ano, um oficial e umm praça participaram do II Curso de Inteligência Policial Militar e, recentemente, em agosto, outros dois policiais, sendo um oficial e uma praça, realizaram o I Curso de Análise de Inteligência de Segurança Pública”, relatou o Coronel Márcio Abud, Comandante do CPR XII.

Além de Breves, o drone poderá ser empregado em diversos municípios próximos como Portel, Bagre e São Sebastião da Boa Vista. A aquisição do recurso representa um avanço significativo para a segurança pública no arquipélago do Marajó, no que concerne ao uso da tecnologia, e no monitoramento de crimes como tráfico de drogas e degradação do meio ambiente.

WhatsApp Image 2024 10 17 at 15.55.33FOTO: PMPA