A Polícia Militar, por meio do Comando de Policiamento da Capital II (CPC II), deflagrou a operação 'Cabanagem', para combater ameaças de atentados contra agentes de segurança pública em quatro bairros de Belém.
A concentração ocorreu no Quartel do Comando Geral (QCG) durante a madrugada desta sexta-feira (3) com cumprimentos de mandados de prisão e operações Incursão, Ocupação e Saturação ao longo do dia nos bairros do Tapanã, Tenoné, Paracuri e Parque-Guajará.
Além de equipes do 10° Batalhão (10° BPM) e do 24° Batalhão (24° BPM), que integram o CPC II, militares do Batalhão de Operações Especiais (Bope), Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque) e Batalhão de Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas (Rotam), vinculados ao Comando de Missões Especiais (CME) atuaram conjuntamente nas ações ostensivas e repressivas.
Hoje,110 policiais militares, distribuídos em 34 viaturas e 34 motos atuaram na operação conjunta que culminou na prisão de quatro pessoas por tráfico de drogas no Tapanã, na captura de um foragido da Justiça no Tenoné e na apreensão de uma arma de fogo em Icoaraci.
"A Polícia Militar tem realizado grandes apreensões de drogas na capital e região metropolitana, isso só nos motiva a intensificar as ações e seguir trabalhando com estratégia e Inteligência", revelou o comandante do 10° BPM, tenente-coronel Hélio Moraes.
"A primeira ação policial, que é o cumprimento dos mandados de prisão, geralmente, acaba levando para outros casos maiores. Nos esconderijos dos apenados pela Justiça pode haver armas e drogas, daí a importância de contarmos com um efetivo reforçado para não sermos surpreendidos", frisou o comandante do 24° BPM, major Lima Neto.
"A Operação Cabanagem foi iniciada pelo serviço de inteligência do CPC II, por meio do levantamento de endereço de possíveis envolvidos em ameaças e atentados contra agentes de segurança ou de possíveis líderes de facções criminosas", falou o comandante do CPC II, coronel Sérgio Neves.
Resultados
Tenoné - um homem de 25 anos, foragido do Sistema Penal foi capturado no conjunto Bela Manuela. Ele ficará à disposição da Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado do Pará (Susipe).
Tapanã - Três homens e uma mulher foram presos por tráfico de drogas dentro de um "laboratório da droga", localizada no bairro do Tapanã. 224 papelotes de Óxi (cocaína oxidada), 62 papelotes de cocaína em pó e 45 papelotes de maconha foram encontrados na casa onde os suspeitos.
A casa servia de esconderijo para um suspeito de vulgo "Bolo", foragido da Justiça, e que também foi capturado. Além do entorpecente, uma motocicleta sem documentação e dois rádios transmissores também foram encontrados no local.
Icoaraci - No residencial Maracá, na estrada da Maracucuera, um suspeito conhecido como "sapinho" desobedeceu a ordem de parada da PM e tentou atirar contra os policiais, mas acabou sendo alvejado e não resistiu aos ferimentos. Uma arma de fogo, do tipo caseira, que estava na posse do suspeito foi apresentada na Seccional Urbana de Icoaraci.