A Diretoria de Polícia Comunitária e Direitos Humanos (DPCDH) da Polícia Militar, por meio do Centro de Capacitação em Prevenção (CCP), apresentou, nesta quinta-feira (17), o Manual do Programa PMZito, sendo um momento histórico por ser o primeiro manual do programa a ser elaborado.
A apresentação do documento envolveu a participação de oficiais e praças que atuaram na confecção do manual, que vai padronizar e institucionalizar todos os projetos sociais implementados nos mais variados Batalhões da PM em todas as regiões do Pará.
O Manual do programa PMZito traz no bojo estratégias eminentemente preventivas, que visam desenvolver o diálogo entre as crianças e os adolescentes, o sentimento de responsabilidade e cidadania, cuidado com o meio ambiente, segurança no trânsito, respeito ao próximo, assim como manterem-se longe das drogas.
A duração do programa está atrelada ao período do ano letivo e tem como público-alvo alunos na faixa etária dos 10 aos 15 anos, os quais serão instruídos em nove disciplinas, quais sejam: Ética e Cidadania, Direitos Humanos Aplicados, Estatuto da Criança e do Adolescente, Prevenção ao Uso de Drogas, Noções Básicas de primeiros socorros, Educação para o Trânsito, Educação Ambiental, Ordem Unida Aplicada e Educação Física Aplicada.
O Coronel Dilson Júnior falou sobre a importância do Manual chegar a toda tropa para que acelere o processo de proteção das crianças e adolescentes incluídos no programa, tal como a necessidade de padronizar as ações de todas as unidades.