Realizado há mais de 30 anos pela Polícia Militar do Pará, a 36ª Edição do Concurso Hípico “Coronel Fontoura” reuniu, mais uma vez, civis e militares em uma competição repleta de emoção e garbosidade. O evento, que aconteceu neste domingo (20), na sede do Regimento de Polícia Montada (RPMONT), foi presidido pelo chefe do Estado-Maior Geral da PM e contou com o prestígio de autoridades militares e civis, além de praticantes do projeto equoterapia da PM, alunos da escolinha de hipismo e espectadores.
O Concurso Hípico “Coronel Fontoura” é um dos eventos mais tradicionais realizados pela Polícia Militar do Pará. A primeira edição ocorreu em 1987, sendo, na época, idealizado com o objetivo de aproximar a Instituição da sociedade civil por meio do esporte equestre.
“A realização de mais uma edição do Concurso Hípico “Coronel Fontura”, torneio tradicional da Corporação, traz toda a galhardia e vibração da Polícia Militar. Além disso, o evento aproxima a Instituição da comunidade, uma vez que é um momento ímpar de confraternizar e trazer a população para comemorar, junto conosco, o patrono da Polícia Militar, Coronel Fontura”, ressaltou o Coronel Ariel.
Abrindo o evento, os praticantes da equoterapia, que são pacientes do Centro de Reabilitação da Polícia Militar, desfilaram na pista de competição. O Programa de Equoterapia da PM é uma das estratégias para garantir qualidade de vida, desenvolvendo as áreas motora e emocional, intervenções cognitivas e do ensino-aprendizado. A terapia, que inclui cavalos em todas as atividades, contribui, exponencialmente, para a inclusão social de pessoas com deficiência.
Logo em seguida, foram iniciadas as competições. O torneio foi disputado por militares e praticantes que fazem parte de hípicas civis do Estado. Na ocasião, foram realizadas provas em três categorias, baseadas no posicionamento do obstáculo, sendo eles na altura de 60cm, 80cm e 1 metro. Ao final, os vencedores foram premiados com troféus, medalhas e brindes.
“Essa competição, além de corroborar com a interação da Polícia Militar com a população, também apresenta o hipismo, que ainda é um pouco desconhecido na nossa região. Dessa forma, a PM, através do Regimento de Polícia Montada, contribui expressivamente para a divulgação dessa modalidade, uma vez que realiza, a cada ano, o Concurso Hípico que está acontecendo hoje”, finalizou o comandante do RPMONT, Major Ramiro.
A Cavalaria da PM é a unidade mais antiga da Corporação, e desenvolve um trabalho primordial para a manutenção da ordem. Atua por exemplo, em eventos desportivos e em reintegrações de posse, sempre técnica e agilidade, proporcionando um ambiente seguro para a sociedade. Além disso, a unidade desenvolve projetos sociais, como a equoterapia, que denota o papel social da PM como promotora de direitos e bem estar da população.