Além das ações preventivas e repressivas, a Polícia Militar do Pará preza continuamente pelo aprendizado e pela segurança das crianças e adolescentes presentes nos 144 municípios do Estado. Sendo assim, é colocado em prática, nas escolas do território paraense, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), com o objetivo de trazer conscientização e ensinamentos relacionados a decisões de vida aos pequenos e formas de garantir uma relação em sociedade de forma respeitosa.
Uma das ações desenvolvidas pelo PROERD é o Currículo 5º ano. Este estudo promove aos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I ensinamentos acerca das decisões que eles precisarão tomar e as consequências que elas acarretarão no futuro deles, com o objetivo de orientá-los a tomar a melhor decisão possível.
Em vista disso, na última sexta-feira (18), agentes do 25º Batalhão de Polícia Militar (BPM), Unidade vinculada ao Comando de Policiamento de Capital II (CPC II), realizaram ações em instituições de ensino dos bairros Farol e Baía do Sol, localizados na Ilha de Mosqueiro.
Farol
Na manhã desta sexta feira (18), as crianças integrantes da turma do 5º ano do Ensino Fundamental I do Colégio Nossa Senhora Do Ó receberam a guarnição do 25º BPM para a aplicação da lição 4 do Currículo 5º ano, que trouxe aos alunos ensinamentos de como definir, reconhecer e identificar a pressão dos colegas, usando o Modelo de Tomada de Decisão PROERD (MTDP) como resposta a esse tipo de pressão.
Baía do Sol
Nesse ínterim, na Escola Municipal Lauro Chaves, localizada na avenida Beira Mar no bairro Baía do Sol, os alunos do 5º ano puderam ser instruídos pela equipe do 25º BPM acerca da lição 3 do Currículo 5º ano. Essa lição teve como tema “Riscos e Consequências”, com o objetivo de ensinar aos alunos como definir os riscos e consequências de situações reais, avaliando as consequências positivas e negativas de cada escolha feita, usando o MTDP para tomar uma decisão segura e responsável.