A Polícia Militar do Pará trabalha para realizar de maneira eficaz o policiamento nas áreas urbanas e rurais da Região Metropolitana de Belém e do interior do Estado. Para isso, a Corporação realiza diversas operações policiais para coibir a prática de atos ilícitos. Entre eles o transporte, armazenamento e a comercialização de entorpecentes, conforme a Lei de Drogas.
Dessa forma, a 15ª Companhia independente da Polícia Militar (15ª CIPM) Unidade subordinada ao Comando de Policiamento Regional VII (CPR VII), realizaram, por meio da "Operação Bloqueio", a apreensão de entorpecentes no município de Augusto Corrêa.
Enquanto participavam da operação, os policiais receberam denúncias de que uma carga de drogas estava sendo transportada da capital para abastecer a cidade de Augusto Corrêa. Durante a ação, o veículo denunciado foi localizado e abordado pelos militares. Dentro do automóvel foram encontrados três quilos de drogas, sendo divididas entre substâncias análogas ao skank, à maconha e à cocaína em conjunto foram encontrados uma balança de precisão, um relógio, um aparelho celular e R$100,00.
Ainda na verificação, o condutor informou que a droga seria entregue em uma residência localizada no ramal de acesso ao rio Vermelho, no bairro dos Lírios. Informando ainda que no local haveria mais drogas, que ele tinha entregado dias antes, além de armas de fogo. Os militares deslocaram até o local onde seria realizada a entrega dos entorpecentes e identificaram a moradia indicada, onde foi necessário organizar um cerco para abordar o local.
Ao se aproximarem da casa, dois homens que estavam dentro da residência tentaram fugir atirando contra os agentes. Houve uma troca de tiros e os homens foram atingidos. Eles foram encaminhados para uma unidade de saúde do município, contudo morreram durante o atendimento médico.
Com os suspeitos foram encontradas duas pistolas calibres 9mm e 380. Os armamentos e entorpecentes foram encaminhados para a delegacia de Polícia civil, onde o fato foi registrado.