A Polícia Militar do Pará desenvolve um trabalho contínuo e assíduo no combate à criminalidade nos 144 municípios paraenses. Além de ações preventivas e repressivas, este serviço engloba também ações realizadas em escolas de todo o estado, incluindo os Programas Supervisão Militar Educacional (Sume) e o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), que tem como objetivo a segurança de crianças e adolescentes, por meio de ensinamentos para instruí-los para resistir ao assédio da criminalidade, promovendo com isso uma sociedade mais harmoniosa e com baixo índice de criminalidade.
É com este propósito que é empregado o Programa de Supervisão Militar Educacional (SUME), que exerce um papel importante na construção de caráter e no cultivo de valores cívicos, éticos e morais dos pequenos, trazendo a eles ensinamentos para a convivência em sociedade, e empregando a organização e disciplina militar.
Sendo assim, o SUME realizou visitação e acompanhamento de estudantes da Escola Padre Pietro Gerosa ao Centro de Memória na manhã desta sexta-feira (18).
Os 23 alunos do 8° ano da instituição de ensino foram acompanhados pelas seções nas instalações do Centro de Memória, iniciando a sua visitação pelo acervo com a mediação do Capitão Bragança, estando imersos nas história da Corporação por meio do seu acervo de arquivos históricos; em seguida, foram recepcionados pelo Capitão Leonardo no Museu da PMPA e também puderam conhecer mais sobre o Batalhão Águia por meio do Capitão Sena, em que pôde ser apresentado a dinâmica do serviço e dos equipamentos.
Esta atividade é de suma importância para a conscientização acerca da formação histórica da Instituição, englobando seus artefatos e arquivos que evidenciam e ressaltam os atos da PMPA que durante 206 anos de existência garante a segurança pública do povo paraense, tudo representado e lembrado no acervo do Centro de Memória da Polícia Militar do Pará.