O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), coordena diversas ações que envolvem todas as instituições responsáveis pela segurança no Estado. As iniciativas objetivam coibir a prática de ações criminosas, principalmente o transporte e a comercialização de entorpecentes, tanto nas áreas urbanas quanto nas regiões rurais dos municípios paraenses.
As estratégias são idealizadas para reforçar as ações ostensivas e abordagens em vias terrestres e marítimas, fiscalizando os rios que cortam as regiões do Pará. Como exemplo, destaca-se a implementação das Bases Fluviais Integradas, como a Antônio Lemos, que compõem as políticas da Segurança Pública para coibir crimes na região dos rios do Marajó.
A Polícia Militar, nesse viés, atua junto aos demais órgãos do sistema estadual, incluindo instituições voltadas à fiscalização ambiental e alfandegária nas esferas federal, estadual e municipal. Essa integração entre as forças têm apresentado resultados expressivos no combate ao tráfico de drogas nos rios paraenses, onde as fiscalizações têm a finalidade de monitorar e verificar as atividades que são desenvolvidas nessas localidades, principalmente nas rotas de embarcações vindas de outros Estados.
Denotando a eficácia da atuação da base integrada na região foi o ocorrido na manhã deste domingo (20), quando os agentes abordaram uma embarcação que transportava diversos veículos. A balsa havia saído do Estado do Amazonas com destino a capital paraense.
Durante o procedimento de revista realizado nas dependências da embarcação e nos veículos, militares do Batalhão de Ações com Cães (BAC), da Polícia Militar, que integravam a equipe, com apoio de Jay-Z, Cão de Faro de narcóticos da unidade, conseguiram identificar uma carreta que transportava 314 tabletes de maconha, pesando 353 Kg da substância, além de uma pistola calibre .380 e um carregador com 15 munições.
No momento da verificação não foi possível identificar o responsável pelo veículo e todo o material apreendido foi encaminhado para a delegacia de Polícia Civil, localizada na Base Fluvial Integrada Antônio Lemos.