PM forma militares no Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos

14effe98 315f 4e54 b11c b9a348b86808Foto: Ascom PM

A Polícia Militar do Pará tem priorizado o ensino inicial e continuado como estratégias de aperfeiçoamento policial, que reflete em uma atuação técnica e legal dos policiais. Somado à estruturação dos recursos empregados pela tropa, como armamentos e viaturas, isso tem resultado na redução criminal constante no Estado, tornando a PMPA referência nacional.

Em decorrência disso, ocorreu, na tarde desta sexta-feira (21), a conclusão do Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos (CAS) 2024/2. O evento, que foi realizado no auditório do Quartel do Comando Geral da PM (QCG), em Belém, foi presidido pelo Comandante-Geral, Coronel Dilson Júnior, e contou com a presença de oficiais e praças da Corporação, além dos formandos e familiares deles.

d5179329 5413 4410 9c3c e68fad3baff9Foto: Ascom PM

Iniciado no dia 05 de Agosto, o CAS conteve uma malha curricular que englobou 16 disciplinas presenciais e 10 disciplinas complementares, distribuídas em palestras via em ambiente virtual de aprendizagem, totalizando uma carga horária de 436 horas-aula, de acordo com as normas vigentes na Corporação, funcionando em 02 polos de ensino: Belém e Capanema, sob a Supervisão Geral do CFAP.

Para o Comandante do CFAP, Tenente Coronel Brito, a conclusão do curso representa um momento de agradecer a todos que participaram de alguma forma deste esforço. “Como comandante do CFAP, gostaria de agradecer imensamente a todos que contribuíram para a formação desta nova turma do CAS, desde o Comando da Instituição, os oficiais e praças que compõem o corpo técnico do CFAP e familiares. Sabemos do esforço que cada aluno teve de fazer para finalizar o curso, e neste momento devemos celebrar mais esta vitória”.

“Este é um dia de muita alegria para toda a Corporação. Gostaria de fazer uma remissão a um passado nem tão distante, quando viamos companheiros indo para a reserva na graduação de 2º Sargento simplesmente porque a Instituição não oferecia o curso que é requisito obrigatório para que a Praça esteja apta a ser promovida para as graduações subsequentes. A PM está vivendo novos tempos, tempos em que todos têm a oportunidade de participar de cursos e isto é uma vitória para a PM, para os policiais militares, para os familiares e para sociedade paraense”, finalizou o Comandante-Geral da PM.

O Curso em questão foi mais uma ação de ensino finalizada pela Polícia Militar, que nos últimos seis anos qualificou mais de 30 mil policiais militares. Isso porque, cada agente da Corporação, que atualmente conta com um efetivo de cerca de 16 mil policiais, participou de mais de uma ação formativa. A importância desses números revela a preocupação da PM com o desempenho técnico da função policial militar.

a7912bbf 84c9 4085 9cea d1e81af43097Foto: Ascom PM

37226099 a671 4af2 bf19 ecf5a5a66ea7Fotos: Ascom PM