O 1º Batalhão de Missões Especiais (1° BME) é vinculado ao Comando de Missões Especiais e surgiu, em princípio, como Companhia Independente, sendo elevado à condição de Batalhão em junho de 2022, devido à necessidade da criação de uma unidade maior para acompanhar o avanço populacional no município de Marabá.
Nessa perspectiva, uma equipe do 1° BME apreendeu mais de 12 quilos de entorpecentes diversos e prendeu duas pessoas por tráfico de drogas no bairro da Paz, situado no Núcleo Cidade Nova, em Marabá.
Os militares da VTR Tático V deram ordem de parada ao condutor de uma motocicleta que trafegava pela avenida Planalto e tentou mudar o percurso ao avistar os agentes. A PM conseguiu interceptar o suspeito, com quem foram encontradas porções de entorpecentes. Diante do flagrante, o homem assumiu ser proprietário do material ilícito e levou a guarnição da PM até a casa onde morava com a mãe.
A mulher confessou ter conhecimento dos crimes cometidos pelo filho e levou os policiais até o local onde foram apreendidos 11,250 quilos de substância semelhante à maconha, outras 424g similar à cocaína e 368g parecido com crack.
O caso foi registrado na Delegacia de Polícia Civil de Marabá, onde a autoridade policial de plantão lavrou o auto de prisão em flagrante por tráfico de drogas.