Com o objetivo de garantir que a Polícia Militar consiga oferecer para a sociedade paraense uma resposta imediata na averiguação de denúncias e nas ações repressivas de combate à criminalidade, o comando da PM tem orientado as unidades operacionais a reforçar o número de policiais nas ruas, para robustecer a ostensividade. Para isso, além de agentes do serviço ordinário, as estratégias também contam com reforço de militares de outras unidades, como por exemplo do Comando de Missões Especiais (CME), 28º Batalhão de Polícia Militar (Batalhão Águia) e outras unidades.
Na noite desta quarta-feira (23), o Centro Integrado de Operações (Ciop) informou para as equipes do 24º Batalhão de Polícia Militar (24º BPM) que um policial penal havia sido roubado e que, durante a ação, três suspeitos conseguiram levar a arma de fogo do agente. Imediatamente, as equipes de serviço organizaram um cerco na área para localizar e prender os suspeitos.
Ao adentrar a passagem Dom Pedro, no bairro Cabanagem, as equipes foram informadas por moradores que os suspeitos estavam fugindo pelos quintais das moradias. Um dos homens foi cercado, e neste momento atirou contra os agentes, que revidaram para fazer cessar a injusta agressão. Houve uma troca de tiros, onde o atirador foi atingido e, logo socorrido para uma unidade de saúde, mas morreu durante o atendimento. Com ele foi apreendido um revólver calibre .38.
Os outros dois suspeitos, ao perceberem que estavam cercados, entraram em uma das residências e fizeram um morador refém. A partir deste momento, foi solicitado apoio de equipes especializadas do Comando de Missões Especiais (CME), e o 1º Tenente Diego, do 24º BPM, deu início às negociações para liberar o refém. Após diálogo, com uso de técnicas específicas de gerenciamento de crises, que envolveu o acionamento da imprensa e de familiares dos causadores do evento crítico (CEC), o oficial teve êxito em convencer os suspeitos a liberarem a vítima e se entregarem.
Com eles foi apreendida uma pistola, calibre 9mm, pertencente ao policial penal. Os suspeitos, os armamentos e quatro aparelhos celulares apreendidos foram encaminhados para Seccional Urbana da Marambaia, onde o fato foi registrado.