A Polícia Militar do Pará celebra a formatura de 27 novos soldados, que estão prontos para integrar as fileiras da Corporação e atuar em prol da segurança e bem-estar da comunidade. O evento ocorreu na tarde desta quinta-feira (24), no auditório do Comando Geral da PMPA, e contou com a presença de autoridades militares, familiares e amigos dos formandos, que celebraram com entusiasmo esse importante passo na carreira de cada um.
O Curso de Formação de Praças, que ocorreu no período de 1º de abril a 24 de outubro de 2024, no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças “Cel Moreira” (CFAP), contou com carga horária total de 1.640 horas-aulas, distribuídas em uma matriz curricular contendo 32 (trinta e duas) disciplinas, sendo o objetivo geral capacitar os novos policiais militares para servir e proteger a sociedade paraense, de acordo com os procedimentos padronizados de atuação nas diversas ocorrências cotidianas atendidas pelo efetivo.
Durante o período de formação, os novos soldados passaram por um rigoroso treinamento físico e teórico, onde aprenderam as técnicas e os princípios fundamentais que regem a atividade policial. Além do preparo técnico, a formação enfatizou valores como a ética, o respeito à cidadania e a importância da aproximação com a comunidade, aspectos essenciais para o exercício da função.
A cerimônia de formatura foi marcada por discursos inspiradores, destacando a importância do papel do policial militar na sociedade. O Comandante-Geral da Polícia Militar, coronel Dilson Júnior, que presidiu o evento, enfatizou que "cada um dos formandos aqui presentes é um agente de mudança, preparado para enfrentar desafios e proteger a nossa população. Os senhores e senhores abraçaram uma profissão que é um verdadeiro celibato, para a qual devem se dedicar com compromisso. Somos a única Instituição estadual presente em todos os 144 municípios do Estado, e diariamente salvamos vidas arriscando as nossas. Honrem essa farda, honrem a Polícia Militar do Pará, a melhor polícia do Brasil". O gestor também ressaltou a necessidade de uma polícia cada vez mais próxima da comunidade, promovendo um trabalho de parceria e confiança.
Os soldados, homenagearam a senhora Sue Anne Mourão como paraninfa e nome da turma. “Estou honrada e é com muito orgulho que nomeio a turma que está formando. Nunca os policiais militares foram tão valorizados pela Corporação. Este é um momento de celebrar os avanços e a vitória que vocês estão conquistando. Honrem a farda que abraçaram. A sociedade, nós, precisamos de vocês. Aos familiares, metade dessa divisa é de vocês”, ressaltou a paraninfa.
Com a incorporação desses novos profissionais, a Polícia Militar reforça a capacidade operativa e o compromisso em promover uma sociedade mais segura para todos. A formação e qualificação policial militar, inicial e continuada, são uma prioridade da gestão da Polícia Militar, com o objetivo de que a atuação dos militares nas ruas seja cada vez mais técnica e legal, norteada pelos princípios dos Direitos Humanos e uso da força.
O comandante do CFAP, Tenente coronel Brito, frisou a importância de finalizar mais uma formação. “Mais uma formação concluída, mais militares entregues à sociedade, formados com excelência e empenho. Agradeço ao comando da PM pelo apoio e a todos que colaboraram para que esse dia acontecesse”, ressaltou o Oficial.
Para o Chefe do Departamento Geral de Educação e Cultura, coronel Ricardo André, os novos policiais estão prontos para exercer a atividade com excelência. “Os senhores e senhoras estão prontos para ir para as ruas proteger a sociedade. Tratem a cada um como gostariam de ser tratados. Nossa missão é nobre e diariamente lidamos com situações que exigem um preparo físico e mental equilibrado, e eu afirmo que os senhores e senhoras estão plenamente capacitados”.