A Base Integrada Fluvial Antônio Lemos (BIFAL), situada no rio Tajapuru, em Marajó, reúne agentes dos órgãos de Segurança Pública do Estado, bem como órgãos de fiscalização ambiental e alfandegários, tanto da esfera estadual quanto municipal.
Presente na Base Fluvial, o Grupamento Fluvial de Segurança Pública do Estado (GFLU-PA) é uma unidade operacional da SEGUP-PA responsável pela fiscalização, policiamento e salvamento em rios e lagos do estado do Pará. Com uma equipe especializada e equipamentos específicos, o GFLU-PA atua na prevenção e repressão de crimes, no combate à pirataria e na proteção da vida humana nas águas do estado.
No último sábado (26), durante operação realizada por agentes que integram o Grupamento Fluvial, foram localizados, em uma embarcação vinda de Manaus (AM), 120 quilogramas de entorpecentes.
Durante a noite, por volta das 20h, o Gflu iniciou ações de averiguação e fiscalização de embarcações na localidade da Vila de Antônio Lemos. Durante o procedimento, com o apoio do cão Jay-Z do BAC, o qual é treinado especificamente para o faro de narcóticos, o animal sinalizou algo suspeito em um dos camarotes do navio.
Após checagem do local, foram encontrados 120 quilos em barras de uma substância similar à maconha. O indivíduo que estava nas proximidades onde a droga foi encontrada foi conduzido e apresentado, juntamente com o material ilícito apreendido na unidade de Polícia Civil da Base Fluvial, onde a autoridade policial de plantão adotou as medidas legais.