Abril foi o mês em que o Comando de Policiamento Regional III (CPR III) da Polícia Militar registrou o último caso de morte violenta em Santa Izabel do Pará e distrito de Americano. Com a chegada do mês de outubro, já são cinco meses sem homicídios nas duas localidades.
Segundo o mapa de violência elaborado pelo setor de inteligência do 12° Batalhão (12° BPM), unidade responsável pelo policiamento ostensivo nestes locais, a unidade conseguiu reduzir em 400% o número de homicídios entre os meses de abril e setembro de 2019 em comparação ao mesmo período de 2020. Ao todo, foram registrados 12 mortes violentas em 2019. Em 2020, o número reduziu para apenas três.
De acordo com o comandante da 1ª Companhia do 12° BPM, tenente Disson Roberto Júnior, os bons resultados estão ligados ao reforço do policiamento preventivo em áreas estratégicas. "Além dos bairros Centro e Novo Horizonte, intensificamos o policiamento nos conjuntos Jardim das Acácias, Bairro Novo, Mário Couto e Sagrada família", avaliou o oficial que destacou o trabalho do patrulhamento rural ao longo dos principais balneários e igarapés da cidade.
De acordo com o comandante do 12° BPM, tenente-coronel Gabriel Gonçalves, as ações preventivas e operações integradas nos fins de semana ocorrem de acordo com a mancha criminal, gerada por meio do mapeamento de áreas críticas. O oficial ainda detalhou apoio de outras unidades.
"Além de seis viaturas que atuam nos serviços diários, recebemos o reforço policial de militares de outras unidades, que são distribuídos pelo Departamento Geral de Operações (DGO) nos feriados prolongados e período de férias escolares, quando aumenta o número de veículos e pessoas na nossa cidade. Além disso, equipes do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) realizam fiscalização nas principais rodovias que dão acesso ao município", frisou o oficial.
Santa Izabel do Pará - Distante cerca de 36 quilômetros de Belém e com uma população de 69mil pessoas, aproximadamente, (de acordo com estimativas do IBGE 2017), o município de Santa Izabel é policiado por equipes do 12° BPM e conta com suporte de militares das Rondas Ostensivas Com Apoio de Motocicletas (Rocam) e Grupamento Tático Operacional (GTO) nos serviços diários.