Com objetivo de reduzir os índices de criminalidade nos municípios paraenses, a Polícia Militar do Pará está implementando diversas estratégias para agilizar a resposta da instituição em relação à prevenção e à repressão de ações ilícitas. Uma das iniciativas implementadas pela Corporação e que tem apresentado resultados positivos, é a parceria com a comunidade.
Para incentivar a população a realizar denúncias sobre a prática de atos ilícitos, as unidades operacionais da PM estão disponibilizando diversas ferramentas para que a população consiga realizar as denúncias, sem a necessidade de se identificar. Entre essas ferramentas, está a disponibilização de um contato direto com a unidade por meio de um telefone celular.
Um exemplo da efetividade ocorreu no último domingo (27), quando militares do 146° Posto Policial Destacado (146º PPD), unidade vinculada ao 15º Batalhão da Polícia Militar (15º BPM), que atuam na localidade de Patrocínio, no município de Itaituba, realizaram a prisão de um homem e apreenderam uma arma de fogo. A ocorrência teve início quando militares receberam uma ligação telefônica informando que um homem estaria realizando disparos de arma de fogo em via pública.
Os militares se deslocaram para o endereço indicado e conseguiram localizar o suspeito denunciado. Durante a abordagem, o suspeito negou as acusações, contudo nas verificações, os militares encontraram uma arma de fogo, tipo cartucheira, calibre .16, com três munições. Em razão do mesmo apresentar sinais de embriaguez e ter resistido à abordagem, foi necessário o uso de algemas para resguardar a integridade física dos agentes e do suspeito.
O suspeito foi encaminhado para a delegacia de Polícia Civil do distrito de Moraes Almeida, onde o fato foi apresentado para a autoridade policial de plantão.