A Polícia Militar do Pará, por meio do patrulhamento nos 144 municípios do Estado, objetiva prevenir e coibir a prática de ações delituosas como, por exemplo, o tráfico de drogas. Nesse viés, os policiais militares que integram o Comando de Policiamento Regional XII (CPR XII) atuam na linha de frente no combate à criminalidade no Marajó Ocidental, de forma qualificada e coordenada realizam o policiamento ostensivo que com o auxílio de denúncias e ocorrências feitas por moradores da região, reforçam o compromisso da Instituição em preservar a paz pública.
Nesse contexto, nesta segunda-feira (28), agentes que compõem a 32ª Companhia Independente de Polícia Militar (32ª CIPM) e do 9º Batalhão de Polícia Militar (9º BPM), Unidades subordinadas ao CPR XII, efetuaram a apreensão de entorpecentes na Ilha do Marajó.
Afuá
Em rondas ostensivas no bairro Capim, a guarnição da 32ª CIPM, identificou dois indivíduos em frente a uma residência, que ao avistar a viatura da Polícia Militar, tentaram evadir-se do local, um dos homens correu em direção a mata, jogando no chão várias porções de substância semelhante ao crack. O outro suspeito, descartou uma bolsa, com várias porções de substância também análoga à mesma droga, acessórios para uso de entorpecentes, três aparelhos celulares, R$ 277,35, além de outros objetos.
Durante o cerco policial, ambos foram capturados e conduzidos juntamente com o material apreendido até a Delegacia de Polícia do município para que fossem realizados os procedimentos cabíveis.
Breves
Em outra ocorrência, militares do 9º Batalhão da Polícia Militar (9º BPM) foram acionados por populares devido ao intenso fluxo de pessoas que estavam comprando e consumindo entorpecentes em uma residência localizada na rua Dr. Teixeira Costa. Para averiguar os fatos, a guarnição, de forma estratégica, deslocou-se até o local e confirmou a veracidade das informações.
Durante a operação, foi realizada a abordagem e busca pessoal em um homem que estava consumindo entorpecentes. Com ele, foram encontradas três porções de substâncias semelhantes ao oxi. O indivíduo confessou ter adquirido as drogas de um outro homem nas proximidades, fornecendo aos policiais a descrição do suspeito.
Com base nessas informações, os militares intensificaram as rondas na área e conseguiram identificar o indivíduo suspeito de estar comercializando o material ilícito. Ao notar a aproximação das viaturas, ele tentou evadir-se do local, mas não obteve êxito. Durante a abordagem, foram encontradas com ele duas porções maiores, totalizando aproximadamente 26 gramas de substâncias semelhantes ao oxi, além de sacolas plásticas que supostamente eram utilizadas para embalar as drogas e a quantia de R$ 30,00 em espécie.
Diante dos fatos, os homens e os materiais apreendidos foram encaminhados para a Superintendência de Polícia Civil (SUDEPOL) para a realização dos devidos procedimentos inerentes ao caso.
Essas ações demonstram a eficácia do trabalho da Polícia Militar no combate ao tráfico de drogas, evidenciando o compromisso em garantir a segurança da comunidade local. A colaboração da população, por meio de denúncias, é fundamental para o sucesso das ações policiais.