A Polícia Militar do Pará, por meio do patrulhamento nos 144 municípios do Estado, objetiva prevenir e coibir a prática de ações delituosas como, por exemplo, o tráfico de drogas. Nesse viés, os policiais militares que integram o Comando de Policiamento Regional XII (CPR XII) atuam na linha de frente no combate à criminalidade no Marajó Ocidental, de forma qualificada e coordenada realizam o policiamento ostensivo que com o auxílio de denúncias e ocorrências feitas por moradores da região, reforçam o compromisso da Instituição em preservar a paz pública.
Nesse contexto, nesta segunda-feira (28), agentes que compõem a 32ª Companhia Independente de Polícia Militar (32ª CIPM) e do 9º Batalhão de Polícia Militar (9º BPM), Unidades subordinadas ao CPR XII, efetuaram a apreensão de entorpecentes na Ilha do Marajó.
Afuá
Em rondas ostensivas no bairro Capim, a guarnição da 32ª CIPM, identificou dois indivíduos em frente a uma residência, que ao avistar a viatura da Polícia Militar, tentaram evadir-se do local, um dos homens correu em direção a mata, jogando no chão várias porções de substância semelhante ao crack. O outro suspeito, descartou uma bolsa, com várias porções de substância também análoga à mesma droga, acessórios para uso de entorpecentes, três aparelhos celulares, R$ 277,35, além de outros objetos.
Durante o cerco policial, ambos foram capturados e conduzidos juntamente com o material apreendido até a Delegacia de Polícia do município para que fossem realizados os procedimentos cabíveis.
FOTO: PMPA
Breves
Em outra ocorrência, militares do 9º Batalhão da Polícia Militar (9º BPM) foram acionados por populares devido ao intenso fluxo de pessoas que estavam comprando e consumindo entorpecentes em uma residência localizada na rua Dr. Teixeira Costa. Para averiguar os fatos, a guarnição, de forma estratégica, deslocou-se até o local e confirmou a veracidade das informações.
Durante a operação, foi realizada a abordagem e busca pessoal em um homem que estava consumindo entorpecentes. Com ele, foram encontradas três porções de substâncias semelhantes ao oxi. O indivíduo confessou ter adquirido as drogas de um outro homem nas proximidades, fornecendo aos policiais a descrição do suspeito.
Com base nessas informações, os militares intensificaram as rondas na área e conseguiram identificar o indivíduo suspeito de estar comercializando o material ilícito. Ao notar a aproximação das viaturas, ele tentou evadir-se do local, mas não obteve êxito. Durante a abordagem, foram encontradas com ele duas porções maiores, totalizando aproximadamente 26 gramas de substâncias semelhantes ao oxi, além de sacolas plásticas que supostamente eram utilizadas para embalar as drogas e a quantia de R$ 30,00 em espécie.
Diante dos fatos, os homens e os materiais apreendidos foram encaminhados para a Superintendência de Polícia Civil (SUDEPOL) para a realização dos devidos procedimentos inerentes ao caso.
Essas ações demonstram a eficácia do trabalho da Polícia Militar no combate ao tráfico de drogas, evidenciando o compromisso em garantir a segurança da comunidade local. A colaboração da população, por meio de denúncias, é fundamental para o sucesso das ações policiais.
FOTO: PMPA