As unidades da Polícia Militar, presentes nos 144 municípios do Estado, combatem, assiduamente, a criminalidade de maneira qualificada e coordenada, em observância das normas constitucionais, reforçando, assim, o compromisso da Corporação na manutenção da segurança pública.
Nesse contexto, nesta quarta-feira (30), militares da 30ª Companhia Independente de Polícia Militar (30ª CIPM), Unidade subordinada ao Comando de Policiamento Regional V (CPR V), realizaram a prisão de um homem suspeito de tráfico de entorpecentes no município de Santana do Araguaia, sul do Pará.
Em decorrência de rondas ostensivas e preventivas realizadas na Avenida Teresinha Abreu Vita, em frente a uma conveniência, a guarnição notou que o local poderia estar funcionando como um ponto de venda de entorpecentes, onde dois indivíduos do lado de fora do bar, aparentavam estar consumindo drogas e ao avistarem a aproximação da viatura, tentaram evadir-se do local.
De forma preventiva, foi realizada a abordagem da dupla, porém nada ilícito foi encontrado, neste momento, o proprietário manifestou incômodo com a presença dos policiais, questionando o motivo da abordagem, desferindo ameaças verbais contra os agentes.
Os militares, em virtude da atitude hostil do homem, questionaram ao mesmo se haveria itens ilícitos no estabelecimento, ele respondeu que se responsabilizaria por qualquer material encontrado. Durante a busca, foram achados um papelote com aproximadamente 0,61 gramas de uma substância análoga à cocaína, 12,22 gramas de outra substância semelhantes à maconha, cinco comprimidos de Nobésio Extra Forte (anfetamina), 27 carteiras de cigarro de origem não comprovada, quatro aparelhos celulares e a quantia em dinheiro no valor de R$ 660,00.
Além disso, o filho do proprietário, de apenas 12 anos de idade, foi encontrado deitado em um colchão molhado, cercado por restos de comida, que ao ser indagado pela equipe, se havia se alimentado, informou que não e que seu pai estaria há dois dias jogando sinuca. Devido a esta situação crítica, imediatamente, o Conselho Tutelar foi acionado, para o encaminhamento do menor.
Diante disso, o homem, juntamente com os materiais apreendidos foi conduzido até a delegacia local para os devidos procedimentos legais.