Por meio de investimentos realizados com o propósito de melhoria na segurança pública nos 144 municípios paraenses, a Polícia Militar do Pará (PMPA) realiza um trabalho promovendo a diminuição no índice de criminalidade. Sendo assim, na manhã desta terça-feira (5), uma equipe do 31º Batalhão de Polícia Militar (31° BPM), Unidade vinculada ao Comando de Policiamento Regional IX (CPR IX), prendeu quatro suspeitos por porte ilegal de munições e armas de fogo de uso restrito no município de Abaetetuba, localizado no nordeste paraense.
“Foi uma operação bastante exitosa da PM que com apoio da Polícia Civil, culminou na apreensão desses armamentos” expressou o Tenente Coronel Maurício, Comandante do CPR IX.
A ação teve início por meio de denúncia anônima na qual acarretou na intensificação de radiopatrulhamento nas imediações dos rios da região do Baixo Tocantins por meio da operação Paz nos Rios que já resultou em grandes apreensões de entorpecentes. Durante a abordagem e averiguação em uma embarcação oriunda de uma região de fora do estado, os militares observaram a presença de produtos contrabandeados, como uma motocicleta elétrica, em uma das embarcações onde havia quatro indivíduos.
Os agentes constataram que a embarcação partiu do Suriname com destino a Abaetetuba. A equipe então acionou a Polícia Civil, que esteve presente no local para uma verificação especializada do material apreendido, e durante averiguação em um dos conveses da embarcação, os agentes encontraram um compressor de ar que continha em seu interior 16 fuzis, sendo 13 no calibre 556 e 3 no calibre 762, além de muita munição, carregadores e aparelhos celulares.
O Comandante-Geral da PMPA, Coronel Dilson Júnior, expressa o significado de tal apreensão para a Instituição. “Trabalhamos por todo o Estado com objetivo de reduzir a criminalidade e, principalmente, sabendo que após a apreensão dessas armas de grosso calibre, estamos realizando mais uma conquista positiva, de forma integrada, para combater cada dia mais os crimes e garantir sempre mais segurança para todo o povo do Pará", comentou.
Com todos os elementos do flagrante reunidos, os suspeitos e o material apreendido foram encaminhados e apresentados na Unidade de Polícia Civil de Abaetetuba para o prosseguimento com os devidos procedimentos legais.