A Polícia Militar do Pará busca constantemente aprimorar o efetivo policial que integra o Estado, através de cursos capacitantes que possuem o intuito de evoluir as habilidades operacionais dos militares que enfrentam diariamente as problemáticas nas ruas, acerca de suprir as necessidades da população paraense, mantendo a ordem social e protegendo o patrimônio.
Sob essa análise, a PMPA lançou o primeiro curso de Instrutor de Atendimento Pré-Hospitalar Tático desenvolvido por meio do Departamento Geral de Educação e Cultura (DGEC).
A principal finalidade é a capacitação de policiais militares que possuam formação na área de saúde, para assim multiplicar os conhecimentos pré-hospitalares, em situações que acercam, aprimorando um lado mais humano e aproximando a corporação da sociedade paraense.
Os estudos serão direcionados para duas turmas, com um efetivo total de 60 policiais, e conta com a carga horária de 130 horas aula, totalizando treze dias letivos de curso. Disciplinas como Manejo de Crise de Saúde Mental, Suporte Básico de Vida e Atendimento em Evacuação Tática, entre outras, serão ministradas por meio de aulas expositivas dialogadas, demonstrações e simulações, aulas práticas e sala de aula invertida.
Ademais, com o propósito de verificar o processo de aprendizagem acerca das disciplinas ministradas, os alunos serão avaliados por meio de três termos, sendo eles a Avaliação da Aprendizagem Teórica (AAT), a Avaliação da Aprendizagem Prática (AAP) e a Avaliação do Estágio Operacional. Cada avaliação tem 7 pontos como nota mínima para aprovação.
Este curso se torna de suma importância pois atende à permanente necessidade das unidades de preservar a vida, tanto dos profissionais quanto da comunidade envolvida nas ocorrências policiais.