As queimadas são situações que apresentam risco ao meio ambiente e aos moradores que permeiam as imediações das áreas afetadas, podendo ocasionar dificuldade respiratória, complicações oculares, desordens cardiovasculares assim como prejuízos com danos, perdas materiais dentre outros males ao ser humano. Sendo assim, em prol de garantir a segurança pública dos moradores presentes nos 144 municípios paraenses, a Polícia Militar do Pará auxilia na prevenção de acontecimentos que acarretam na formação e instigação às queimadas pelo Estado.
Nesse contexto, o 25º Batalhão de Polícia Militar (25º BPM), Unidade vinculada ao Comando de Policiamento Regional II (CPC II), realizou a prisão de trio por crimes contra o meio ambiente no bairro Murubira e participou de reunião com lideranças comunitárias rurais na Cooperativa de Produtores Agropecuários de Mosqueiro (COPAM), ambos os casos realizados na Ilha de Mosqueiro.
Bairro Murubira
A ação teve início na noite desta segunda-feira (4), quando uma guarnição componente do 25º BPM recebeu denúncia acerca de trio, composto por dois homens e uma mulher, na qual estaria ateando fogo em área extensa de vegetação nas imediações do ramal de Santa Cruz, utilizando um veículo prata.
A equipe se deslocou até o local e identificou o automóvel e, em seu interior, estavam presentes os três indivíduos com as mesmas características denunciadas. Diante do questionamentos dos militares, o trio comentou que estariam lá após serem informados que estaria acontecendo uma queimada no local.
Os agentes realizaram uma busca pelas proximidades do veículo e encontraram dois maçaricos pequenos e um frasco contendo um líquido transparente que, após perguntas pelos agentes, informaram ser perfume.
A mulher informou ser proprietária do terreno e que pretende loteá-lo, porém os agentes realizaram o encaminhamento dos suspeitos e do material apreendido para uma Unidade Seccional para a realização dos devidos procedimentos e averiguação da situação.
COPAM
Ademais, na tarde desta terça-feira (5), o Comandante do 25º BPM, Tenente Coronel Renato Brandão, esteve presente em Reunião com Lideranças Comunitárias Rurais que teve como objetivo traçar ações para combater as queimadas que estão ocorrendo na ilha.
A reunião contou com outros representantes de instituições como o comandante do 20º Grupamento de Bombeiro Militar (20º GBM), Major João Luiz, do Ministério Público de Mosqueiro e entre outros. Foram discutidos assuntos acerca da participação de cada órgão no combate a tais crimes contra o meio ambiente.
Auditório da Agência Distrital
Na manhã desta quarta-feira (06), foi realizada uma reunião com a presença do Promotor Dr Emério, o comandante do 25° BPM, Renato Brandão, MAJ Augusto, MAJ João Luiz CMT 20° GBM, Inspetor M Arnold Coordenador da GBEL em Mosqueiro, Sr Marco Grande Agente Distrital e o Sr Claudionor Presidente da Defesa Civil Municipal.
A reunião teve a finalidade de alinhar ações integradas de Combate aos incêndios na ilha. O MP informou que existem inquéritos em andamento, afirmando que a grande maioria das queimadas são criminosas, informou ainda que irá provocar a SEMA Estadual para monitorar e georreferenciar os locais das queimadas. Solicitou aos órgãos de segurança a montagem de uma equipe para verificar a materialidade para identificação dos responsáveis. O órgão ainda Irá solicitar ao IBAMA que faça uma Capacitação de Manejo do solo sem uso do fogo.
A PM está agindo ostensivamente para inibir as ações de pessoas que estão ateando fogo na ilha, além de também estar levantando e repassando informações para o MP e PCPA para identificar e responsabilizar essas pessoas. Alinhado a isso, a Defesa Civil Municipal está auxiliando os Bombeiros no Combate ao incêndio com dois caminhões Pipa. A agência distrital está disponibilizando dois tratores escavadeiras para isso. O CBM sugeriu que fosse criado um Gabinete de Crise local para conseguir atuar integrado, com mais celeridade no combate às queimadas, sendo criado o gabinete que irá funcionar na sede do 20° GBM.
Por fim, foi decidido que na quinta-feira (07)será deslocado um Posto de Comando para sediar o gabinete e o GRAESP fará um vôo de reconhecimento para mapear as áreas e repassar para ao gabinete para planejamento e emprego da tropa no combate as queimadas.