A Polícia Militar desenvolve diariamente diversas ações para combater o crime de tráfico de drogas tanto na capital quanto no interior do estado. As ações são planejadas de acordo com as especificidades de cada região, e essas estratégias vão desde o reforço policial nos bairros, assim como, abordagens nas ruas, estradas, rodovias e rios, uso de técnicas de inteligência até a verificação de denúncias realizadas de forma anônimas pela população por meio do 181.
Um grande exemplo destas ações ocorreu no início da noite desta quinta-feira (07), após receber diversas denúncias anônimas informando sobre a recorrente prática do crime de tráfico de drogas em alguns locais do bairro do Barreiro, em Belém, o comando do 1º Batalhão da Polícia Militar (1º BPM), unidade responsável pelo policiamento no bairro, solicitou apoio ao Batalhão de Ações com Cães (BAC), para realizar uma operação nos locais denunciados.
As equipes do 1º BPM e do BAC iniciaram a operação em um terreno baldio apontado pelos denunciantes como sendo o local onde os traficantes escondem o entorpecente antes de revendê-lo. Com apoio do cão de faro Anubis, os agentes iniciaram a varredura no local e, inicialmente conseguiram encontrar 15 papelotes de entorpecentes, contudo após uma verificação mais minuciosa o cão de faro conseguiu localizar três pacotes de cocaína e uma balança de precisão que estavam junto com uma tornozeleira de monitoramento eletrônico que havia sido rompida.
Rondas foram realizadas na área, porém os responsáveis pelo entorpecente não foram identificados. Todo material apreendido foi encaminhado para a Seccional Urbana da Sacramenta, onde o fato foi registrado pelos agentes.