A Polícia Militar do Pará, valorizando os preceitos éticos e morais, desempenha um papel fundamental na preservação da ordem na sociedade paraense. Nesse contexto, os agentes da corporação realizam, de forma coordenada e estratégica, ações de enfrentamento às práticas ilícitas, como o tráfico de entorpecentes. Nesta quinta-feira (07), militares do 25º Batalhão de Polícia Militar (25º BPM), subordinado ao Comando da Capital II (CPC), realizaram ações preventivas e repressivas no Distrito de Mosqueiro, em Belém.
De forma preventiva, os militares aplicaram na Escola de Ensino Municipal Anna Barreau Meninéia, localizada no bairro Ariramba, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), que visa prevenir o uso de drogas e a violência. A atividade foi realizada com a turma do 5º ano, abordando a “Lição 5: Lidando com Situações de Tensão”. Nesta lição, os alunos aprendem a identificar e reconhecer sinais e comportamentos de tensão, e a utilizar o Modelo de Tomada de Decisão do PROERD (MTP), que de forma pedagógica ensina a criança uma metodologia que auxilia a escolha da melhor decisão, levando em consideração sempre a análise mental das consequências de todas as outras possíveis escolhas que o jovem poderia tomar. Iniciativas como essa têm como objetivo a construção de uma cultura de paz e promovendo uma sociedade mais segura.
No aspecto repressivo, o 25° BPM, atua concomitantemente, por meio de planos de ações, agora voltados às repressões qualificadas. E em uma dessas ações planejadas, orientando o esforço do policiamento de maneira científica, em função das estatísticas criminais, uma guarnição prendeu uma mulher acusada de tráfico de entorpecentes no Distrito de Mosqueiro. A ação foi desencadeada a partir de informações repassadas pelo Oficial de dia, que solicitou rondas na Rua São Jorge. Durante as buscas, os policiais avistaram uma mulher em frente a uma residência embalando entorpecentes.
Em conformidade com a legislação vigente, os militares solicitaram apoio de uma viatura que estava na área, onde uma policial feminina realizou a abordagem. Durante a revista, foram encontradas 47 porções de substâncias análogas à maconha, embalagens plásticas para acondicionar os materiais ilícitos e a quantia de R$ 400,00.
Diante dos fatos, a mulher, juntamente com os materiais apreendidos, foi conduzida à Seccional de Mosqueiro para os devidos procedimentos legais.
Em suma, As ações realizadas pelo 25º BPM refletem o comprometimento da Polícia Militar do Pará em combater o tráfico de drogas e promover a segurança da comunidade. A combinação de iniciativas preventivas, como o PROERD, com ações repressivas, como a prisão de suspeitos envolvidos no tráfico, demonstra uma abordagem abrangente e eficaz frente a esse problema social e demonstram o compromisso da Polícia Militar do Pará em proteger a integridade das pessoas e do patrimônio.