A Polícia Militar é uma instituição fundamental para a manutenção da ordem e da segurança pública. Com a missão de servir e proteger, a corporação atua em diversas frentes, desde o patrulhamento ostensivo realizando a prevenção de crimes, até ações eventualmente repressivas, sempre que necessário, com o objetivo de garantir a tranquilidade e o bem-estar da população.
Nesse contexto, militares da 17ª Companhia Independente de Polícia Militar (17ª CIPM), Unidade subordinada ao Comando de Policiamento Regional X (CPR X), realizaram duas prisões e apreenderam duas armas de fogo no último final de semana, em decorrência de porte ilegal de arma de fogo e disparo em via pública.
Na sexta-feira (08), a polícia recebeu uma denúncia anônima informando que um indivíduo estava portando uma espingarda nas proximidades de um bar localizado no bairro Vila Nova, no município de Rurópolis. A equipe deslocou até o local para verificar a veracidade das informações. Ao chegar no bar indicado, os policiais constataram que o suspeito estava com a arma desmontada em uma sacola. Aparentemente embriagado, ele tinha em sua posse uma espingarda calibre 28 e quatro munições. O suspeito e o material apreendido foram encaminhados à delegacia de polícia para os procedimentos cabíveis.
Em outra ocorrência, na madrugada de domingo (10), a guarnição da 17ª CIPM recebeu denúncia de suposto disparo de arma de fogo no bar Texas. Os militares deslocaram para averiguar a situação e foram informados por populares que o suspeito havia fugido em uma caminhonete vermelha.
Durante as buscas nas proximidades, o veículo foi encontrado. Ao realizar a abordagem e a busca veicular, os policiais encontraram um revólver calibre 38 com a numeração raspada e seis munições, sendo uma delas deflagrada. O indivíduo e o material apreendido foram também encaminhados à delegacia de polícia para os procedimentos necessários.
Essas ações visam coibir a prática de ilícitos e retirar das ruas armamentos não legalizados, reafirmando o compromisso da Polícia Militar com a segurança da comunidade.