Em São Félix do Xingu, região Sudeste do Pará, 12 pessoas envolvidas em um esquema de desmatamento ilegal de florestas foram flagradas e presas nesta segunda-feira (5), durante a operação "Amazônia Viva", que embargou serrarias clandestinas responsáveis pelo desmatamento de uma área validada em 5.132,83 hectares de mata, equivalente à uma área de 5,32 km².
Cerca de 808,508 m³ de madeira ilegal foram apreendidas pelas equipes do Batalhão Ambiental da PMPA e Polícia Civil . Dez espingardas, um revólver calibre 38 e munições também foram apreendidos.
Equipamentos apreendidos
No local também foram encontrados diversos maquinários como motosserras, caminhões, retroescavadeiras, motores, sopradores, geradores elétricos e ainda diversos equipamentos que eram utilizados no desmatamento.
Além de um termo de embargo, também foram lavrados dois termos de notificação, nove autos de infração e nove termos de apreensão e depósito.
Participaram da operação equipes da Delegacia de Conflitos Agrários (Deca) de Marabá, Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), Batalhão de Operações Especiais (BOPE) e Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas).