A Polícia Militar do Pará, por meio do Departamento-Geral de Educação e Cultura (DGEC) realizou, na manhã desta terça-feira (12), solenidade militar alusiva à formatura de 188 militares do Curso de Adaptação à Graduação de Sargento (CGS)2024 - Turma II. O evento aconteceu no pátio de formatura do Quartel do Comando Geral (QCG), em Belém.
A solenidade foi presidida pelo Comandante-geral, Coronel Dilson Júnior, e contou com a presença de autoridades militares, bem como teve forte presença de familiares dos formandos locais.
“Foram 17 disciplinas presenciais e 11 disciplinas complementares distribuídas em palestras via ambiente virtual de aprendizagem, totalizando 571 horas-aula. Fazendo uma comparação, um curso de pós-graduação Lato Sensu, realizado em qualquer Instituição de Ensino, dura em torno de 360 horas-aulas. O nosso CGS contou com 571 horas-aulas, quase o dobro do tempo de uma especialização superior. Isso demonstra toda a preocupação que o alto comando tem com a capacitação da tropa”, pontuou o Comandante-geral.
Na data de hoje, além da formatura dos alunos do polo Belém, também formou militares nos municípios de Marabá, Tucuruí, Altamira, Paragominas e Santarém. Na quarta-feira (14), os alunos dos polos situados nos municípios de Castanhal e Capanema, receberão o brevê correspondente à graduação alcançada.
Estamos formando hoje, aqui em Belém, 188 novos sargentos, agora adaptados à graduação. Amanhã serão formados os demais militares totalizando 484 sargentos. Os novos formandos com certeza serão referência ao retornar às suas unidades de origem. Finalizo minha fala ressaltando que essa vitória não é só de vocês, é uma vitória dos familiares aqui presentes, e aqui vai o meu agradecimento especial a todos os familiares presentes. Sabemos que esse suporte dado pela família faz com que cada um de nós possamos cumprir muito bem a nossa missão. E cada um desses guerreiros e guerreiras que aqui estão, com certeza, tem muito a agradecer aos seus familiares por mais essa vitória em cada uma de suas carreiras”, finalizou o Comandante-geral.