A Polícia Militar do Pará, por meio do Departamento-Geral de Educação e Cultura (DGEC) e do 5º Batalhão da Polícia Militar (5º BPM), realizou na manhã desta terça-feira (12), solenidade militar alusiva à formatura de 66 policiais militares que concluíram o Curso de Adaptação à Graduação de Sargento (CGS)2024 - Turma II. O evento aconteceu no pátio de formatura do 5º BPM, localizado no município de Castanhal, na região nordeste do estado.
A solenidade foi presidida pelo Comandante-geral, Coronel Dilson Júnior, e contou com a presença do Comandante de Policiamento Regional III, Coronel Rebelo, entre outras autoridades políticas, civis e militares da região, bem como familiares dos formandos.
No total, os alunos concluíram 17 disciplinas presenciais e 11 disciplinas complementares distribuídas em palestras via ambiente virtual de aprendizagem, distribuídas em 571 horas-aula. Os formandos puderam participar de instruções práticas e teóricas referentes a disciplinas que fazem parte do dia a dia da graduação de Sargento, além disso, o CGS é um dos requisitos obrigatórios para que o 3º Sargento esteja apto a ser promovido à graduação de 2º Sargento.
Além de Castanhal, a cerimônia de hoje celebra a formatura dos alunos, também foi realizada nos polos situados nos municípios de Marabá, Tucuruí, Capanema e Altamira.
Estamos formando hoje, aqui em Castanhal, os sargentos que a partir de agora estão adaptados à graduação de sargentos. Somando todos os polos de formação são 484 sargentos adaptados à graduação. Os formandos com certeza irão retornar para as suas unidades de como referência para os demais policiais pelo exemplo que irão demonstrar com os novos aprendizados adquiridos durante o curso. gostaria também de ressaltar que essa vitória não é só de vocês, é uma vitória dos familiares aqui presentes, por isso parabenizo a cada familiar e digo que essa vitória também é de cada um de vocês. Sabemos que cada um desses guerreiros e guerreiras sabe que deve agradecer e valorizar o apoio de seus familiares por mais essa vitória”, finalizou o Comandante-geral.