Na noite desta segunda-feira (18), o imponente Theatro da Paz foi palco de uma emocionante apresentação da Banda de Música da Polícia Militar do Pará. O evento, realizado em homenagem ao Dia do Músico que será comemorado no dia 22 deste mês, trouxe ao público uma celebração cultural e artística que reafirma o compromisso da instituição com a valorização da música e da cultura paraense.
A Banda de Música da PM encantou a plateia com um repertório diversificado, incluindo clássicos da música popular brasileira, trilhas sonoras conhecidas e composições que remetem à identidade cultural da região. O espetáculo contou com a presença de autoridades militares e civis, familiares dos músicos, alunos do Colégio Militar Brigadeiro Fontenelle, bem como o público em geral que lotou o histórico teatro para prestigiar essa noite especial.
Para o Comandante-Geral da Polícia Militar, Coronel Dilson Júnior, que também prestigiou o evento, a atuação da Banda de Música representa a presença comunitária da instituição, destacando o papel da Polícia Militar não apenas como força de segurança, mas também como promotora da cultura e do bem-estar social. “É uma grande honra ter uma Banda de Música que mantém viva a tradição da nossa PM e, ao mesmo tempo, se reinventa com um repertório moderno e cheio de significados”, destacou o Comandante-Geral.
Ao longo da apresentação, os músicos exibiram um show de técnica, precisão e sensibilidade artística, provando que a Banda de Música da Polícia Militar é, acima de tudo, um patrimônio cultural do estado do Pará. A participação especial do cantor paraense Pinduca, e a interação com o público tornaram a noite ainda mais vibrante, encerrando o evento com uma interpretação animada de músicas populares paraenses de renome nacional.
"Em um evento como esse, a instituição estreita os laços para com população, a banda de música simboliza essa grande ponte que a Polícia Militar tem com a sociedade em termos culturais. Hoje estamos possibilitando a todos os presentes uma apreciação cultural, onde a banda de música, através do seu repertório, convida a todos para adentrarem em um mundo cheio de ritmos e sensações", finalizou o comandante da Banda de Música, tenente De Deus.
A Banda de Música e Sinfônica da PMPA, denominada inicialmente Corpo Provincial de Caçadores de Polícia, foi criada em 1853 com 17 integrantes advindos do Governo Imperial. É a mais antiga corporação do gênero, no Pará.
Em janeiro de 2021, a Banda foi reconhecida como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado, título concedido pelo Governador do Estado, Helder Barbalho, e pela Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa).
Atualmente a Banda de música e sinfônica possui 63 militares em seu efetivo, entre especialistas, combatentes e convocados, a comando do Sr. 2° ten QOEPM Rômulo de Deus Barbosa.