Com o objetivo de assegurar a ordem pública através da intensificação do policiamento ostensivo em seus diversos processos de policiamento, a Polícia Militar do Pará lançou, nesta quinta-feira (21), a 9ª edição da Operação Força Total. A operação será realizada tanto na Grande Belém quanto em municípios do interior do estado, em colaboração com outros órgãos integrados, visando à proteção das pessoas e do patrimônio, com foco em áreas previamente identificadas por análises criminais.
A 9° edição da Operação Força Total "Polícias Militares a serviço do Brasil" busca fortalecer a presença policial nas ruas, evidenciando a força das corporações por meio de uma atuação sistemática e integrada de todas as Polícias Militares dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal. O intuito é executar ações de prevenção qualificada que ampliem a sensação de segurança da população.
O nome da operação reflete o uso intensivo de todo o contingente disponível, tanto no âmbito operacional quanto administrativo, sob a coordenação do Departamento Geral de Operações (DGO), seguindo as diretrizes do Conselho Nacional de Comandantes-Gerais (CNCG). O foco inclui a abordagem de pessoas e veículos, além da realização de barreiras e fiscalizações, com o intuito de manter os excelentes resultados na redução da criminalidade, elevando a Segurança Pública do estado e posicionando a PMPA como uma referência nacional.
Em Belém, o pátio de formatura do Quartel do Comando Geral (QCG) serviu como um dos pontos de concentração e saída do efetivo, que normalmente realiza atividades administrativas. Nesta quinta e sexta-feira (21 e 22), essa equipe ampliará suas ações ostensivas e preventivas em pontos estratégicos da cidade. Além das viaturas de área, mais 25 viaturas do QCG estarão em operação entre 8h e 14h.
O Coronel Neves, Chefe do Departamento Geral de Operações, conduziu uma preleção para orientar os militares do QCG sobre as ações que serão desenvolvidas pelas equipes de reforço, enfatizando a importância do trabalho em conjunto para garantir a segurança da população.