De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, no ano de 2024, o Pará reduziu em 28,4% o índice de desmatamento, tendo como base o ano de 2023. Tal meta alcançada é solidificada nos investimentos pontuais realizados pelo Governo do Estado para preservar as florestas e combater crimes ambientais.
Na tarde desta sexta-feira (22), o governador do Estado, Helder Barbalho, realizou, no Palácio do Governo, a entrega de 32 novas viaturas totalmente adaptadas para as ações de combate da Operação Curupira, que visa o enfrentamento do desmatamento e outros delitos relacionados. Na ocasião, o Comandante-geral da Polícia Militar, Coronel Dilson Júnior, esteve presente na cerimônia, que também contou com a presença de diversas autoridades militares e civis.
As novas viaturas são do tipo 4x4 off road, equipadas com guincho elétrico, rádios comunicadores, sistema de abastecimento com tanque extra, o qual garante a autonomia durantes as incursões em longas trilhas de florestas; proteção dos faróis; snorkel para ações em áreas alagadas, além de rastreadores. O investimento total é de aproximadamente 10 milhões de reais.
Os veículos serão utilizados pelas equipes das Polícias Militar, Civil e Científica; Corpo de Bombeiros Militar; Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social; assim como equipes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade que atuam em conjunto no combate às ilegalidades ambientais.
“É importante destacar que a Operação Curupira engloba um conjunto de órgãos estaduais para que possamos torná-la efetiva e seja eficaz na estratégia de redução ao desmatamento bem como o enfrentamento aos crimes ambientais. Dito isso, esta entrega é uma medida de grande importância, especialmente no contexto da redução dos impactos ambientais, através de recursos que irão reforçar a presença ostensiva nas áreas de risco, monitorar regiões críticas e responder de forma mais rápida e eficaz às denúncias e infrações ambientais. Esse investimento reforça o nosso compromisso com a proteção ambiental, uma vez que Belém será sede, no ano de 2025, da COP-30, onde serão discutidas ações e medidas de preservação do meio ambiente. Dessa forma, iremos adotar medidas mais rígidas para combater os crimes ambientais. As viaturas aqui hoje entregues, estão equipadas e adaptadas para o terreno, aumentando a mobilidade das equipes e permitindo que alcancem áreas de difícil acesso para, assim, realizar operações mais abrangentes e eficazes no combate ao desmatamento”, discursou o governador.
Além da Operação Curupira, o Governo do Estado também realiza a Operação Amazônia Viva, onde, estas duas frentes de trabalho integram a Força Estadual de Combate ao Desmatamento, que atua no planejamento e monitoramento de ações governamentais e emergenciais, destinadas ao enfrentamento incisivo de qualquer ilícito ambiental que porventura venha a ocorrer no Pará.
Operação Curupira
A Operação Curupira foi criada por meio do Decreto N° 2.887 de 07 de fevereiro de 2023, que determinou emergência ambiental nos municípios de Altamira, Anapu, São Félix do Xingu, Pacajá, Novo Progresso, Itaituba, Portel, Senador José Porfírio, Novo Repartimento, Uruará, Rurópolis, Placas, Trairão, Jacareacanga e Medicilândia, sendo os mais críticos em números de desmatamento. A Operação instalou três bases fixas de atuação em São Félix do Xingu, Uruará e Novo Progresso.