O projeto ‘’Jiu-Jitsu PM’’, desenvolvido pelos policiais militares do 23º Batalhão da Polícia Militar e voltado para crianças e adolescentes dos bairros do município de Canaã dos Carajás, completou 3 anos de existência nesta terça-feira (6). Foi realizada uma cerimônia para comemorar a aproximação da PM com a sociedade, a construção de valores e o incentivo à cultura e ao esporte.
Por meio do projeto ‘’Jiu-Jitsu PM’’, as crianças e adolescentes vêm recebendo de forma gratuita aulas de artes marciais, que são ministradas pelo tenente Rafael Guimarães, faixa roxa, e o cabo Clayton Quaresma, educador físico e faixa preta. O projeto é realizado na sede do 17º Posto Policial Destacado, unidade que integra o 23º BPM, em Canaã dos Carajás.
As aulas são realizadas semanalmente e incluem orientações, palestras, acompanhamento escolar, ordem unida e lazer. Os militares da unidade acompanham de perto o desempenho dos alunos na escola. Segundo os familiares, já é perceptível a melhoria da concentração, a disciplina e a saúde.
Fundado em outubro de 2017, o projeto voluntário já graduou, ao longo desses anos, 28 alunos e atualmente possui 50 integrantes, entre crianças e adolescentes. Além de tirar esses jovens da rua, a iniciativa tem fomentado a construção de valores que são basilares da Corporação, como a disciplina, a honestidade, o companheirismo, camaradagem, amor ao próximo e responsabilidade.
Para celebrar o sucesso do projeto, que tem aproximado a PM da comunidade, o lutador do UFC Michel Trator, que é cabo da Polícia Militar, participou da cerimônia para reforçar a importância do do projeto. Durante o evento, que contou um com bolo personalizado, houve a entrega dos certificados aos alunos que mudaram de faixa.