O Governo do Pará tem realizado investimentos substanciais para combater o transporte, a comercialização e o consumo de drogas ilícitas em todo território estadual. Os investimentos garantem o suporte técnico e logístico para que as instituições ligadas à segurança pública possam reforçar as ações preventivas e repressivas nas rodovias, estradas e nos inúmeros rios que cortam a região e servem como rotas para o tráfico interestadual de entorpecentes.
Uma das ferramentas implementadas e que tem apresentado resultados expressivos na quantidade de entorpecentes é a Base Integrada Fluvial Antonio Lemos (Bifal). Localizada às margens do rio Tajapuru, na vila de Antônio Lemos, no município de Breves, a base reúne agentes de diversos órgãos da segurança pública, entre eles a Polícia Militar que atua com policiais militares de diversas unidades, além de cães de faro do Batalhão de Ações com Cães (BAC).
Foi justamente com apoio de uma cão de faro que a equipe de plantão na Bifal conseguiu apreender entorpecentes que eram transportados em uma embarcação. A apreensão ocorreu na madrugada do último sábado (23), durante uma abordagem de rotina realizada no rio Tajapuru.
Os integrantes da base realizavam patrulhamento no rios da região, quando abordaram uma embarcação de transporte de passageiros e cargas que havia saído da cidade de Manaus e se dirigia para a capital paraense. Durante a verificação, realizada com apoio do cão farejador Thor do BAC, os militares conseguiram localizar 5 Kg de maconha tipo skank, escondidos dentro de baldes de gordura vegetal.
Mesmo com apoio da tripulação, não foi possível identificar o responsável pela carga. O entorpecente foi encaminhado para a Base Fluvial, onde o fato foi registrado.