A Polícia Militar do Pará (PMPA), durante 206 anos de atuação, desempenha um trabalho no combate à criminalidade no território paraense, podendo durante sua atuação, se tornar necessário a colaboração de outras instituições que também atuam no fortalecimento da segurança pública no estado, como exemplo, as operações conjuntas como a Polícia Civil do Estado do Pará (PCPA). Sendo assim, na manhã deste sábado (23), uma equipe do 16º Batalhão de Polícia Militar (16º BPM) realizou a prisão de indivíduos durante operação no município de Altamira, localizado na região sudoeste do Pará.
A operação, realizada pela PMPA, PCPA e a Central Integrada de Monitoração Eletrônica (CIME), iniciou por meio de informações constatando a presença de um veículo onde seria realizada a comercialização de armas de fogo por dois indivíduos. A partir das informações, as equipes se deslocaram até o local indicado.
Ao chegar ao local, a equipe encontrou o automóvel, onde estavam os homens e realizou a abordagem, flagrando com eles uma pistola calibre 9mm e algumas porções de entorpecente. Os mesmos informaram aos militares a presença de mais armas de fogo em outro local. Desta forma, os agentes foram até o lugar indicado onde encontraram mais uma pistola calibre .380. A dupla foi conduzida à Delegacia de Polícia Civil de Altamira, juntamente com os materiais apreendidos, para os devidos procedimentos.
Em continuidade da operação, os agentes receberam informações acerca de outro veículo com armamento ilegal que estaria tentando efetuar fuga da cidade. As equipes iniciaram rondas com o objetivo de localizar o veículo, quando avistaram um automóvel com as mesmas características.
Ao tentar abordar o veículo, o motorista tentou fugir adentrando um ramal, as equipes iniciaram um acompanhamento. Em determinado local, dois homens desceram do carro e tentaram fugir efetuando disparos contra os militares. Houve uma troca de tiros e os dois suspeitos foram atingidos. A dupla foi socorrida para uma unidade de saúde, contudo não resistiram aos ferimentos e morreram durante o atendimento.
As duas ocorrências resultaram na apreensão de um revólver calibre 38, duas pistolas calibre 380, uma pistola calibre 9mm, várias munições de diversos calibres, 15 papelotes de substância semelhante à cocaína, três porções de substância análoga à maconha, um simulacro de arma de fogo e meio tablete de substância semelhante à maconha, pesando aproximadamente 250g.