As unidades especializadas da Polícia Militar do Pará são treinadas em táticas e técnicas especiais para atuarem em situações de ocorrências de natureza de maior complexidade, realizando o recobrimento tático em áreas que apresentam um número elevado de crimes conforme os levantamentos por meio das análises das estatísticas criminais.
Nesse contexto, durante patrulhamentos nesta quarta-feira (27), militares do 1º Batalhão de Missões Especiais (1° BME), Unidade subordinada ao Comando de Missões Especiais (CME), realizaram a prisão de dois indivíduos por furto de combustível na Vila Itainópolis, em Marabá. Durante a ação também foram apreendidos diversos itens utilizados no crime, além de um rádio comunicador, um caminhão e uma moto.
Durante o patrulhamento ostensivo pela Nova Marabá, a equipe do Tático II, recebeu uma ocorrência de que dois homens estariam furtando combustível, às margens da Estrada de Ferro Carajás próximo a referida vila. Por conseguinte, de forma imediata, em conjunto com a equipe do oficial de dia do 4° BPM, foi feito o deslocamento até o local, para averiguar as informações.
Ao chegarem no perímetro indicado, os militares conseguiram interceptar um caminhão, onde o mesmo estava com vários objetos que supostamente teriam sido utilizados na prática do delito, tais como: um motor bomba, um cilindro de oxigênio, um maçarico de corte, 12 cintas de nylon e 12 catracas de aço Patrimônio Vale, entre outros.
Em ato contínuo, as equipes fizeram diligências nas proximidades, conseguindo lograr êxito na captura de um dos indivíduos, que estava trafegando pela rua, e ao perceber a aproximação dos agentes, jogou um objeto ao chão, posteriormente sendo identificado como sendo um rádio de comunicação. Ao ser questionado, informou que receberia a quantia de R$ 500,00 para avisar quando a Polícia passasse na área.
Ademais, ele ainda informou as características do outro suspeito. Em posse dessas informações, os policiais conseguiram identificá-lo conduzindo uma motocicleta, sendo ele apontado como olheiro da ação delituosa.
A dupla, juntamente com a carga e todo o material apreendido foi encaminhada à Delegacia de Polícia local, onde foram apresentados à autoridade policial de plantão que adotou as medidas pertinentes ao caso.