A Polícia Militar do Estado do Pará deu um importante passo para a modernização e padronização de suas ações com a aprovação do I Manual de Policiamento Ostensivo Geral. O documento estabelece os procedimentos operacionais a serem seguidos pela tropa, norteando diretrizes claras para a execução do policiamento ostensivo e preventivo.
O manual, elaborado por policiais da corporação com base em estudos e práticas de segurança pública, tem como objetivo unificar os métodos e ações adotados em campo, promovendo eficiência, legalidade e respeito aos direitos fundamentais da população. O texto destaca desde técnicas de abordagem até protocolos de atuação em situações de crise, passando por orientações sobre o uso progressivo da força e o relacionamento com a comunidade.
Com a implementação do manual, a tropa da PMPA seguirá um padrão operacional definido, o que deve refletir em maior qualidade e eficiência das ações policiais. A padronização visa reduzir disparidades nas formas de atuação, garantindo, dessa forma, que o serviço seja realizado de maneira técnica e alinhada aos princípios constitucionais.
“É com imensa satisfação e orgulho que celebramos hoje a aprovação do I Manual de Policiamento Ostensivo Geral da Polícia Militar do Pará. Este documento representa muito mais do que uma simples padronização de condutas e procedimentos operacionais, simboliza um marco histórico na trajetória de nossa corporação bicentenária. O manual, fruto de um trabalho árduo e colaborativo, realizado por uma equipe composta por exímios policiais especialistas na área, tem por mérito assegurar que as ações dos nossos agentes estejam fundamentadas em técnicas eficientes, priorizando valores éticos, e, acima de tudo, promovendo um policiamento mais integrado, preventivo e eficaz,” destaca o Comandante-geral da PM, Coronel Dilson Júnior.
Essa iniciativa reforça o papel da Polícia Militar do Pará como uma Instituição que busca continuamente a excelência em sua atuação e o fortalecimento da segurança pública em benefício da sociedade paraense.