A Polícia Militar do Pará é uma das instituições responsáveis pela segurança pública no Estado. Para contribuir com a redução, a Corporação está constantemente investindo em novas estruturas, equipamentos, armamentos e na capacitação de seus agentes. Outra alternativa utilizada pela PM é a interação e a troca de experiência com outras instituições, sejam estaduais ou nacionais.
Para materializar a troca de experiência com com outras instituições, o Comandante-Geral da PM, Coronel Dilson Júnior, viajou para a cidade de Foz do Iguaçu, no Estado do Paraná, onde participou da 3ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Comandantes-Gerais das Polícias Militares. O evento foi realizado entre os dias 26 e 30 de novembro.
A reunião é coordenada pelo Conselho Nacional de Comandantes-Gerais das Polícias Militares (CNCG) que é um colegiado composto por todos os comandantes-gerais das Polícias Militares dos Estados brasileiros e do Distrito Federal, que se encontram em pleno exercício de seus cargos e que, através de seu Colegiado e Assessorias, possui dentre suas finalidades participar da formulação, acompanhamento e avaliação das políticas e diretrizes nacionais relacionadas com a segurança pública, visando ao pleno atendimento dos anseios da sociedade.
Durante os quatro dias do encontro, os oficiais tiveram oportunidade de apresentar iniciativas implementadas por suas corporações e que apresentaram resultados positivos no combate à criminalidade em seus estados. Além disso, a presidência do CNCG também promoveu pautas importantes para as instituições militares em todo Brasil.
Entre as pautas, foram realizadas tratativas sobre a possibilidade de acordos com órgãos policiais de países europeus para militares brasileiros possam frequentar cursos em instituições europeias e vice-versa. A discussão sobre a previdência dos militares das Forças Armadas, tema que gera precedentes para as instituições estaduais. Também foi debatida a criação de grupo de estudo para montar um levantamento sobre a longevidade de policiais militares estaduais.
Os oficiais também tiveram a oportunidade de assistir apresentações sobre a integração entre o Ministério Público e a PM do Paraná, ministrada pelo Procurador Geral de Justiça do Estado. Também participaram de apresentações sobre as inovações da elaboração do Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), já implementado pela PM paranaense.
O encontro é uma grande oportunidade para que os Comandantes-Gerais possam realizar um intercâmbio de informações, onde cada um tem a possibilidade de apresentar suas ações positivas e conhecer as iniciativas implementadas em outros Estados localizados em diferentes regiões do Brasil.
Condecorações
Durante o encontro alguns Comandante-Gerais receberam homenagens, Comendas e Condecorações, entre eles o Coronel Dilson Júnior, Comandante da PM paraense.