Nos últimos anos, o Estado do Pará conseguiu registrar resultados expressivos na redução nos índices dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) e de acordo com os novos dados divulgados pela Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (Siac), da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), o mês de novembro apresentou o melhor resultado entre todos os meses de novembro da série histórica. Os resultados obtidos pelas políticas de segurança pública superam a meta anual de redução de CVLI proposta pelo Ministério da Segurança Pública para os Estados brasileiros, que é de 3,5%. Isso denota que as ações estratégicas de prevenção e repressão criminais têm obtido êxito no objetivo de promover o enfrentamento da criminalidade.
Os números divulgados pela Siac apontam que o mês de novembro apresentou um total de 147 casos registrados, números que colocam novembro como o melhor mês de novembro desde 2010, quando os dados começaram a ser coletados. Além disso, junto com o mês de outubro deste ano, novembro de 2024 é considerado o segundo melhor mês de toda série histórica. São anos de redução da criminalidade, enfatizando especialmente os últimos cinco. Outros números que merecem destaque são os resultados obtidos nos meses de setembro, outubro e, agora novembro de 2024. Todos conseguiram manter o número de CVLI abaixo de 150 registros.
Esses resultados refletem o êxito das políticas de segurança pública implementadas pelo governo do Estado. Como órgão integrante do sistema de segurança pública do Pará, No que diz respeito à Polícia Militar, estratégias pontuais e continuadas, que englobam as grandes ações e operações diárias, como a Polícia Mais Forte e Madrugada da Paz que fortalecem a sensação de segurança em razão do reforço na ostensividade policial. Abordagens e ações de fiscalização, como a Operação Tolerância Zero, evidenciam amplo acesso à segurança pública.
Além disso, a Instituição também atua com programas de cunho social, como o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) e a Supervisão Militar Educacional (Sume), além de participar de projetos governamentais como o Usina da Paz (UsiPaz), que oferece serviços sociais para a comunidade mais carente, e operações integradas com outros órgãos que compõem o sistema de segurança pública paraense.
“Esse resultado reflete o investimento que o governo do estado realizou, ao longo desses seis anos, como aumento de efetivo, aumento de novas viaturas, aquisição de novos armamentos, investimentos em infraestruturas, com a construção e reforma de diversos batalhões e a capacitação de policiais. A PM pode organizar diversas estratégias para combater a criminalidade, que inclui grandes operações e a participação em ações integradas organizadas pela Segup e que contam com a participação dos órgãos responsáveis pela segurança pública”, finalizou o Comandante-Geral da PM, Coronel Dilson Júnior.